A Volkswagen deve começar, em breve, a vender carros de uma forma diferente.  A ideia é criar uma mistura entre as funcionalidades e as facilidades de um site, mas com a possibilidade de tirar duvidas e ter uma imersão dentro dos carros, o que acontece nas concessionárias.

Volkswagen vai começar a vender carros através de concessionária digital

Estes novos pontos de venda estão sendo chamados pela montadora de “Concessionária Digital”. Um dos seus principais diferenciais quando comparada com as concessionarias tradicionais é o fato de que ela pode ser instalada em lugares bem diferentes, como dentro de shoppings, por exemplo, ou eventos. E, em um futuro próximo, poderá ir até a casa do consumidor.

Para garantir que o sistema de compra não seja apenas um site que tenha as funcionalidades de compra, a montadora vai se utilizar da tecnologia de realidade virtual. Dessa forma, os clientes poderão colocar os óculos e sentir que realmente estão dentro de um carro de verdade, na concessionaria.

Até agora, cada uma das 505 lojas da marca no Brasil precisa seguir determinados padrões. A área média, por exemplo, é de 300 metros quadrados, o que explica o fato de muitas concessionárias ficarem longe das ruas de comércio normal. Neste novo modelo, podemos ter lojas com área de até 90 metros quadrados", explica Abelleira. "Isso permite ir até locais onde o metro quadrado é mais caro.

Volkswagen vai começar a vender carros através de concessionária digital

Com área menor, o estoque também pode ser mais enxuto. Tudo isso, de acordo com o executivo, poderá se traduzir, futuramente, em custo menor para o distribuidor, de 30% a até 60% ou 70%, dependendo do tipo de loja ou estrutura envolvida.

O ambiente virtual que será criado vai permitir que os clientes interajam e acessem todas as configurações disponíveis em cada um dos modelos. O carro também poderá ser visto por inteiro, em 360º.

Apesar de ser inspirado no tipo de venda que a Tesla faz nos Estados Unidos, com pontos de vendas diretos e cortando os intermediários, a Volkswagen garante que vai continuar vendendo seus carros através dos pontos comerciais de parceiros e não pretende assumir completamente essa função.