Parece que a Volvo realmente está preparando uma grande surpresa para o mercado automotivo, e não estão fazendo questão de esconder que realmente a está empolgada com o que vem por aí em termos de novidades em relação a sua linha de motores. Neste início de semana a montadora começou a detalhar algumas informações relacionadas a sua nova família de motores movidos a diesel, que deverá estrear no mercado a partir do segundo semestre deste ano.

Volvo anuncia criação de nova família de motores

De acordo com as informações que estão sendo divulgadas até o momento, a montadora está preparando uma nova tecnologia de injeção direta de combustível, sendo que o nome dado para esta novidade, que ainda não é definitivo, é i-Art. Com base nesta nova tecnologia, a empresa garante que os motores terão uma melhora significativa em no desempenho dos veículos, sendo que além disso o motor ainda terá uma redução significativa no consumo de combustível, o que interessa muito ao mercado em um momento que só se fala nos chamados “carros verdes”.

A montadora também já anunciou que apresentará uma renovação no sistema de transmissão automática, que agora passará a ter oito velocidades.

V8 dinossauros

A Volvo parece tão empolgada com os resultados dos testes feitos até o momento com esta nova família de motores que chegou a declarar que o resultado desta nova família vai transformar os atuais motores V8 em dinossauros. Isso porque os novos motores serão menores, porém muito mais inteligente e também muito mais potentes.

A Volvo promete que os motores que serão lançados de quatro cilindros vão oferecer um desempenho acima do que o mercado está acostumado a receber dos cilindros atuais, isso sem contar que este desempenho será conseguido sem que haja um aumento considerável no consumo de combustível, permitindo principalmente a economia neste ponto. As informações foram confirmadas pelo vice-presidente de engenharia da Volvo, Derek Crabb.

Novidades do i-Art

Novos motores estarão disponíveis no segundo semestre deste ano.Alguns detalhes foram divulgados em relação aos novos motores que estão sendo prometidos pela Volvo. O novo sistema de injeção, de acordo com as informações técnicas que foram reveladas pela montadora, terá alimentação individual com a pressão de cada injetor de combustível, ao invés de contar com um micro sensor de pressão. A mudança na forma como a tecnologia atua dentro do motor vai ajudar a monitorar continuamente e controlar a quantidade injetada de combustível em cada um dos quatro cilindros, permitindo que se reduza a perda de força.

A Volvo aposta realmente que esta técnica pode ser considerada como uma grande e nova revolução tecnológica. "Cada injetor tem um pequeno computador no topo, que monitora a pressão de injeção usando essa informação. A auto adaptação do sistema i-Art garante que a quantidade ideal de combustível é injetada durante cada ciclo de combustão", explica o vice-presidente de engenharia.

Quando chega?

De acordo com as informações confirmadas até o momento, a nova família de motores que está sendo feita pela Volvo deverá fazer sua estreia ainda no segundo semestre deste ano, juntamente com o novo sistema de transmissão de oito velocidades. Este novo sistema de transmissão também garante a economia de combustível que foi conquistada com a mudança de tecnologia dos motores.
A montadora afirma também que alguns motores terão a opção híbrida, agregado ao conjunto de um motor elétrico.

A Volvo também promete novas tecnologias para os motores que utilizam gasolina, mas ainda não existe nenhuma novidade relevante sobre o assunto.