A Volvo anunciou esta semana que atingiu um resultado inédito em relação as vendas dos seus veículos no mercado brasileiro. De acordo com as informações que foram divulgadas pela Volvo Brasil, foi ultrapassada a marca das 7.916 unidades emplacadas pela empresa ao longo do ano de 2019.
“Antes mesmo de fechar o ano, ultrapassamos essa marca, que tinha sido um recorde para nós até então. Estamos muito felizes não somente pelos números, mas por ver que a eletrificação tem crescido no Brasil e que estamos no caminho certo”, destaca João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil.
A montadora está oferecendo no Brasil somente veículos eletrificados, com sistema híbrido. Essa foi uma decisão tomada seguindo as diretrizes da empresa globalmente, que caminha cada vez mais para somente venda de veículos elétricos ou eletrificados.
Um dos pontos de virada da companhia por aqui foi a pré-venda do XC40 Recharge Pure Electric, o primeiro veículo 100% elétrico da marca, que logo de cara se tornou sucesso de vendas, esgotando rapidamente o primeiro lote. O sucesso nas vendas fez com que a matriz disponibilizasse mais um lote de 150 veículos, totalizando 450 veículos elétricos vendidos no Brasil em 2021.
A companhia também fez alguns anúncios interessantes para o Brasil. Ela está trabalhando na expansão da infraestrutura de carregamento de veículos elétricos e híbridos plug-in. A companhia anunciou que vai fazer a instalação de uma grande rede de carregamento rápido em rodovias, com a primeira fase a ser implantada já no ano de 2022, em um projeto que prevê 13 corredores totalizando 3.250 km.
Nesta primeira fase, os estados que serão beneficiados são Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Cada um dos pontos terá capacidade para carregar dois veículos simultaneamente. Os carregadores rápidos de 150 kWh podem recarregar o XC40 Recharge Pure Electric em menos de 40 minutos.