A Volvo confirmou nesta semana que está trabalhando na realização de um projeto de SUV elétrico compacto, que tem como principal objetivo ficar posicionado um degrau abaixo dos modelos XC40 e C40. Esta será a primeira vez que o Volvo vai lançar um modelo específico dentro deste segmento, que chamado B na Europa, que por aqui seria o equivalente aos carros compactos.

Volvo confirma SUV elétrico compacto para 2023

Por enquanto a montadora ainda não divulgou muitos detalhes sobre o novo carro. Mas o que já se sabe é que o próximo Volvo será um SUV Urbano e já vai nascer como um carro 100% elétrico e não será oferecido com versões híbridas ou a combustão.

A previsão é de que o modelo deve chegar ao mercado no ano de 2023, o que deve ser considerado até mesmo como antecipação aos modelos propostos pelas montadoras concorrentes para este novo segmento. Por exemplo, a Volkswagen está prevista para lançar o modelo ID.2 e seus derivados somente a partir do ano de 2025.

Volvo confirma SUV elétrico compacto para 2023

Sobre o projeto, Hakan Samuelsson, CEO da Volvo, comentou o seguinte: "Precisamos de menos sedãs e menos peruas. Continuaremos a fazê-los, mas provavelmente não serão tão numerosos como hoje. O mercado está pedindo mais SUVs, entretanto, e é nessa direção que devemos seguir. Então, pensamos em fazer um menor que o XC40 e o C40".

Tudo indica que este novo SUV seja construído sobre a plataforma Geely projetada apenas para carros que são movidos a bateria.