Curitiba/PR – Evoluir em períodos de crise é o desejo de qualquer empresa. Para isso, cada uma adota a estratégia que mais se adequa à sua própria realidade. A Volvo, por exemplo, quer enfrentar a queda de cerca de 33% nas vendas de caminhões do primeiro trimestre de 2016 investindo no pós-vendas. Para isso, aposta em ampliar o conhecimento dos responsáveis por treinar equipes técnicas e funcionários da área comercial. A ideia é que o resultado se traduza em mais qualidade e eficiência nos serviços dos concessionários. E essa preparação acontece no Centro de Desenvolvimento de Competências, inaugurado há menos de um ano e instalado no complexo industrial da Volvo, em Curitiba.
Os técnicos recebem uma formação completa, com carga horária de cerca de 420 horas – tempo correspondente a uma especialização. Os cursos de atualização anual envolvem mais 120 horas de treinamento para cada profissional. São oferecidas também capacitações nas áreas comercial (Venda e Pós-venda), de gestão (Liderança, Atendimento, Imagem de Marca, RH) e condução (com foco em Segurança e Economia de Combustível). Nesta metodologia, é possível monitorar os indicadores de performance, contribuir com a gestão das pessoas e até avaliar a produtividade das oficinas.
De acordo com a fabricante sueca, o cliente é beneficiado com a inovação tecnológica e educacional das equipes de profissionais que atuam nas concessionárias, além da agilidade na disponibilidade dos veículos. Sem contar, é claro, com a otimização da rentabilidade na operação de transporte. “O CDC aprimora as competências dos técnicos e do pessoal de pós-venda de nossa rede de concessionárias. Ao mesmo tempo, contribui para elevar a qualidade no atendimento e a satisfação do transportador da marca”, garante Carlos Pacheco, diretor de Desenvolvimento de Concessionárias do Grupo Volvo América Latina.
O empenho da Volvo em qualificar a equipe técnica mostra seus resultados no campeonato mundial de profissionais de pós-venda de caminhões e ônibus que a marca organiza anualmente. Neste ano, cinco equipes da América Latina estão na final Vista – o Volvo International Service Training Award. E três desses grupos são do Brasil. As outras são do Peru e do Uruguai. As seminifinais aconteceram no início de abril e a final, entre 32 equipes, está prevista para ocorrer em junho, na Suécia. “O Vista é uma parte importante de nosso esforço para atingir a mais alta qualidade em serviços em todos os mercados onde estamos presentes”, observa Carlos Pacheco. Durante as provas práticas, as equipes que chegaram à última etapa tiveram 30 minutos para encontrar e solucionar problemas comuns na rotina de trabalho na concessionária.
Autor: Fabio Perrotta Jr. (Auto Press)
Fotos: Divulgação
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