Curitiba/PR – Evoluir em períodos de crise é o desejo de qualquer empresa. Para isso, cada uma adota a estratégia que mais se adequa à sua própria realidade. A Volvo, por exemplo, quer enfrentar a queda de cerca de 33% nas vendas de caminhões do primeiro trimestre de 2016 investindo no pós-vendas. Para isso, aposta em ampliar o conhecimento dos responsáveis por treinar equipes técnicas e funcionários da área comercial. A ideia é que o resultado se traduza em mais qualidade e eficiência nos serviços dos concessionários. E essa preparação acontece no Centro de Desenvolvimento de Competências, inaugurado há menos de um ano e instalado no complexo industrial da Volvo, em Curitiba. 

Karen Wasman
Karen Wasman / Créditos: Reprodução
O prédio tem 2.600 m² e comporta salas para treinamentos teóricos e práticos, espaços exclusivos para capacitação em simuladores e garagens para aulas práticas e para exposição de veículos. Atualmente, sete destes cômodos já são utilizados no treinamento específico em chassis, eletricidade, transmissão e motor. Ali, são ministrados desde cursos básicos de mecânica a outros mais sofisticados, como o de Diagnóstico Avançado de Falhas, em que os alunos têm contato com um caminhão ou chassi que sai da fábrica já com falhas estrategicamente criadas. “O objetivo é apoiar o negócio da Volvo por meio da qualificação de pessoas. Não estamos satisfeitos apenas em oferecer uma grade de treinamentos. Queremos antecipar necessidades de aprendizagem e estar mais próximos dos transportadores de cargas e de passageiros”, defende Karen Wasman, gerente do CDC de caminhões e ônibus da Volvo.

Os técnicos recebem uma formação completa, com carga horária de cerca de 420 horas – tempo correspondente a uma especialização. Os cursos de atualização anual envolvem mais 120 horas de treinamento para cada profissional. São oferecidas também capacitações nas áreas comercial (Venda e Pós-venda), de gestão (Liderança, Atendimento, Imagem de Marca, RH) e condução (com foco em Segurança e Economia de Combustível). Nesta metodologia, é possível monitorar os indicadores de performance, contribuir com a gestão das pessoas e até avaliar a produtividade das oficinas.

Centro de Desenvolvimento de Competência da Volvo
Centro de Desenvolvimento de Competência da Volvo / Créditos: Reprodução

De acordo com a fabricante sueca, o cliente é beneficiado com a inovação tecnológica e educacional das equipes de profissionais que atuam nas concessionárias, além da agilidade na disponibilidade dos veículos. Sem contar, é claro, com a otimização da rentabilidade na operação de transporte. “O CDC aprimora as competências dos técnicos e do pessoal de pós-venda de nossa rede de concessionárias. Ao mesmo tempo, contribui para elevar a qualidade no atendimento e a satisfação do transportador da marca”, garante Carlos Pacheco, diretor de Desenvolvimento de Concessionárias do Grupo Volvo América Latina.

Centro de Desenvolvimento de Competência da Volvo
Centro de Desenvolvimento de Competência da Volvo / Créditos: Reprodução

O empenho da Volvo em qualificar a equipe técnica mostra seus resultados no campeonato mundial de profissionais de pós-venda de caminhões e ônibus que a marca organiza anualmente. Neste ano, cinco equipes da América Latina estão na final Vista – o Volvo International Service Training Award. E três desses grupos são do Brasil. As outras são do Peru e do Uruguai. As seminifinais aconteceram no início de abril e a final, entre 32 equipes, está prevista para ocorrer em junho, na Suécia. “O Vista é uma parte importante de nosso esforço para atingir a mais alta qualidade em serviços em todos os mercados onde estamos presentes”, observa Carlos Pacheco. Durante as provas práticas, as equipes que chegaram à última etapa tiveram 30 minutos para encontrar e solucionar problemas comuns na rotina de trabalho na concessionária.

Centro de Desenvolvimento de Competência da Volvo
Centro de Desenvolvimento de Competência da Volvo / Créditos: Reprodução


Autor: Fabio Perrotta Jr. (Auto Press)
Fotos: Divulgação