A Waymo está iniciando oficialmente o seu período de testes da sua nova frota de carros autônomos. A empresa, que pertence ao mesmo grupo que controla a gigante da internet Google, anunciou que fechou uma parceria com a cidade de Phoenix, capital da Arizona, nos Estados Unidos, para oferecer um serviço gratuito de táxis autônomos.

Waymo começa testes com táxi autônomo

A partir do começo das atividades, as famílias poderão experimentar o serviço que pretende promover o deslocamento pelas ruas das grandes cidades sem que elas tenham que necessariamente depender de um motorista humano na condução do veículo. Para participar, as famílias e as pessoas devem passar por um cadastro.

A partir da aprovação das famílias e das pessoas que poderão utilizar este serviço durante os seus testes, elas receberão acesso a um determinado aplicativo que vai permitir com que elas solicitem um carro a qualquer hora do dia. Neste primeiro momento, eles estarão disponíveis somente em uma zona de testes, que deve abranger parte da região metropolitana de Phoenix.

Os carros que vão compor essa frota já estão passando por diversos testes ao longo das últimas semanas, mas essa será a primeira vez que pessoas comuns poderão chamar os veículos e efetivamente realizar o teste para saber se eles podem, ou não, atender determinadas expectativas.

Waymo começa testes com táxi autônomo

John Krafcik, CEO da Waymo, afirma que este será um importante período para o aprendizado da empresa em relação ao comportamento das pessoas que podem vir efetivamente a utilizar o serviço de táxi autônomos, tais como para onde as pessoas querem ir com estes carros e também ara como elas vão fazer para se comunicar e obter informações durante o seu trajeto.

Mas as pessoas ainda não terão a experiência 100% de utilizar um carro autônomo, uma vez que durante estes testes a legislação do estado do Arizona exige que os carros rodem com um motorista auxiliar, que deve ficar atento a qualquer de problema que possa exigir sua atenção. Para que estes testes sejam efetivamente realizados, a empresa fez uma encomenda de 500 unidades da van híbrida Chrysler Pacifica.