O modelo de carro elétrico Zeekr 001 está ganhando mais uma atualização no mercado chinês. Essa é a 3ª versão que o carro ganha em menos de um ano de lançamento, fazendo com que os clientes que compraram o carro no seu lançamento já estejam com modelos um pouco “defasados”.

Zeekr 001 recebe nova atualização no mercado chinês
Zeekr 001 recebe nova atualização no mercado chinês / Créditos: Reprodução

De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, essa atualização está recebendo algumas novidades interessantes na área da inteligência de condução. A nova versão terá o sistema Haohan Intelligent Driving 2.0 e o Zeekr OS AI. A versão de 2005 do carro ainda conta com outras mudanças significativas em termos de tecnologia.

O novo carro terá a troca do chip Mobileye por um conjunto dual de Nvidia Orin X. A nova versão também terá o sistema LIDAR de longo alcance, o que vai fazer com que o carro consiga ter um salto considerável na capacidade de processamento e percepção do ambiente.

O novo sistema terá a capacidade de ecer 1000 novos cenários de trânsito e prever comportamentos de outros veículos e pedestres com maior precisão, o sistema aproxima-se cada vez mais da condução autônoma de nível superior. A inclusão de uma função de estacionamento por controle remoto é outro destaque, permitindo manobras em espaços extremamente reduzidos.

Zeekr 001 recebe nova atualização no mercado chinês
Zeekr 001 recebe nova atualização no mercado chinês / Créditos: Reprodução

A ideia do novo Sistema Operacional com inteligência artificial também vai aumentar a interação entre o motorista e o veículo. O carro vai conseguir processar os dados de uma forma mais eficiente, incluindo o entendimento da linguagem natural e visão computacional. O carro passará a entender, de uma forma mais inteligente, os comandos de voz, fornecendo sugestões proativas.

Fora isso, a versão 2025 do 001 segue com o mesmo visual e também com as mesmas opções de conjunto mecânico. A previsão de lançamento do modelo no mercado brasileiro é ainda este ano de 2024, mas ainda não foi confirmada a versão que será vendida no mercado brasileiro.