A Zotye, uma das maiores montadoras de automóveis da China, está seguindo os passos de outras montadoras chinesas e anuncia que chegará a novos mercados, expandindo sua atuação para muito além das fronteiras internas.

Fundada em 2005, a montadora chinesa anunciou no inicio desse mês que pretende entrar no mercado brasileiro, que é considerado um dos mais promissores entre os mercados de países emergentes.

Isso representa ainda mais o momento atual, em que o mercado automobilístico brasileiro é cada vez mais alvo da chamada “invasão chinesa”, com a chegada de montadoras como a JAC Motors e Chery nos últimos dois anos.

A Zotye anunciou a construção de uma fábrica no estado do Espírito Santo com previsão para iniciar a produção já no segundo semestre de 2016, o que indica a intenção de entrar de modo definitivo para o mercado nacional.

Zotye

O anúncio afirmou que a montadora chinesa pretende iniciar os trabalhos em terras brasileiras ainda este ano, com a chegada de dois modelos: o hatch compacto Z100 e o utilitário esportivo (SUV) Hunter T200.

Os modelos que serão vendidos no Brasil possuem tecnologia Mitsubishi, já que há uma parceria entre as montadoras asiáticas. O Z100 terá um motor 1.0 litro com 3 cilindros, proporcionando uma potência de 56 cavalos. O Hunter T200 terá um motor 1.6 litro, com potência de 100 cavalos.

A intenção da Zotye é fazer com que o Z100 rivalize com o Chery QQ, que é o modelo de entrada da montadora rival e tem atualmente a alcunha de modelo mais barato do mercado brasileiro.

Já o Hunter T200 irá competir na faixa de mercado do Ford Ecosport, ou seja, no segmento de SUVs compactos.

Zotye Brasil

A montadora afirmou em comunicado que irá investir pesado em serviços de assistência técnica, para agradar os consumidores mais desconfiados. A intenção da Zotye é iniciar a comercialização dos dois modelos já nesse ano, logo após o Salão do Automóvel de São Paulo, que tem data prevista para ocorrer entre o fim de outubro e o inicio de novembro desse ano.

O Brasil é a parte mais ambiciosa do projeto de expansão da Zotye, que atua em parceria com a Fiat há alguns anos, mas que só passou a produzir veículos próprios em 2005. A montadora chinesa já atua em outros países da América Latina, como Chile, Colômbia e Uruguai, mas nenhum desses países possui um mercado tão grande e com tantas peculiaridades como o brasileiro.

Será um desafio e tanto para essa jovem montadora chinesa.