Fala-se muito sobre a crise no setor automotivo nacional e ela envolve todas as categorias. Mas nem por isso o Brasil deixa de figurar entre os principais mercados mundiais. Terceiro do planeta nas vendas de ônibus, o país é foco dos grandes fabricantes globais de chassis – e as encarroçadoras brasileiras competem em condições de igualdade com as melhores do mundo. A importância do mercado brasileiro de transporte coletivo urbano e rodoviário ficou evidenciada na 10ª edição da Feira de Transportes do Rio de Janeiro, a FetransRio, realizada entre os dias 5 e 7 de outubro, no Rio de Janeiro.

A Mercedes-Benz aproveitou o evento carioca para lançar seu chassi OF 1724 com câmbio automatizado, enquanto a MAN direcionou sua atenção para o VW 9.160 OD Piso Baixo. O modelo é o primeiro micro-ônibus dotado desta configuração no mercado e chega ainda com suspensão pneumática, equipado com motor Cummins ISF de 3.8 litros. A Scania preferiu dar destaque a três chassis. O K 310 6X2*4 tem aplicação urbana, 15 metros e eixo de apoio que gira para o lado oposto do eixo das rodas dianteiras, reduzindo o raio de giro em 10%. Já o K 400 6X2, com motor 13 litros de 400 cv, é uma das principais apostas para o incremento das vendas para operação de linhas rodoviárias e de turismo. Por fim, o K 310 4X2 é o mais emplacado da sueca no Brasil, voltado para fretamento e linhas curtas.

Volvo Irizar

A FetransRio também foi palco da entrada da Iveco no mercado de ônibus brasileiro. A marca mostrou seu chassis 170S28, projetado e fabricado no Complexo Industrial localizado em Sete Lagoas, em Minas Gerais. O modelo de 17 toneladas tem foco no transporte urbano e fretamento e seus testes de desenvolvimento envolveram mais de 1,2 milhão de quilômetros para validação dos componentes e constatação da disponibilidade do uso, além de 600 mil km percorridos por empresas do transporte de passageiros.

Destaques da FetransRio

BYD K9 – A chinesa Build Your Dreams, BYD, exibiu o coletivo elétrico K9, montado sobre chassi Spartan K2. O ônibus já passou por testes em circulação no Brasil e tem piso baixo e rampas de acesso. O modelo se move a partir de baterias de fosfato de ferro e a autonomia é de até 320 km. Recentemente, a marca anunciou a intenção de construir uma fábrica em São Paulo.

BYD K9

Comil Campione 3.25 – A Comil mostra a reestilização de seu Campione 3.25, que atua no segmento de fretamentos e linhas rodoviárias intermunicipais. O veículo conta com opção de sanitário, iluminação em leds no interior e no conjunto ótico, com luzes diurnas, e transporta até 52 passageiros. Pode ser montado sobre chassis VW 17.230 OD, Mercedes-Benz OF 1721 e OF 1724 e Volvo B270F.

Comil Campione 3.25

Comil Campione DD – Indicado para trajetos longos, o Campione Double Decker reúne sofisticação e conforto na carroceria de dois pisos da Comil – exibido sobre o chassis Volvo B 420R. O modelo pode se tornar sala de reunião com sofás ou virar um ambiente de diversão com mesa de jogos e bar.

Comil Campione DD

Iveco 170S28 – A Iveco Bus estreia no Brasil com o chassis 170S28, montado no evento com carroceria Marcopolo G7. Fabricado em Sete Lagoas, Minas Gerais, o modelo de 17 toneladas chega em duas configurações: urbano e fretamento. O chassi recebe o motor N67, da FPT Industrial, com seis cilindros em linha, 6.7 litros e sistema SCR, capaz de gerar 280 cv. A transmissão utilizada é ZF, manual, de seis marchas.

Iveco 170S28

Scania K 400 DD – A Scania exibiu o K 400 8X2 Double Decker, utilizado pelos atletas da Confederação Brasileira de Judô. Para reforçar a ideia de conforto – é quase um hotel sobre rodas –, o modelo conta com uma exclusiva sala de reuniões equipada com TV de leds, Blu-ray player e frigobar. Freios ABS e proteção antitombamento, além da válvula de segurança de freio de estacionamento e freio auxiliar Scania Retarder, reforçam a segurança das viagens. Também contribuem para o conforto dos passageiros as suspensões dianteira e traseira pneumáticas.

Scania K400 DD

Volvo Hibribus – A marca sueca levou para a FetransRio sua “vedete verde”: o Hibribus, que alia motores diesel e elétrico e tem sistema start/stop. Os dois têm o mesmo torque de 81,5 kgfm. Para o público conferir as diferenças no funcionamento dos dois motores, um simulador foi instalado no estande da fabricante.

Volvo Hibribus

Volksbus 15.190 ODR – A marca alemã comemorou a liderança nas entregas para o programa “Caminho da Escola” de seus mais de 15 mil Volksbus 15.190 ODR. O modelo atende às normas do ORE2, sigla para Ônibus Rural Escolar Reforçado Médio, pensado para chegar aos lugares mais remotos. O veículo tem equipamentos de acessibilidade, porta larga, vidros temperados verdes, dispositivos passa-balsa, lixeiras, porta-mochila no teto e rede nas costas dos assentos para acomodação do material escolar e é feito exclusivamente com carroceria Marcopolo. O eixo traseiro com bloqueio do diferencial facilita a transposição de atoleiros e de trajetos de difícil acesso. Já a suspensão “jungle bus” proporciona uma altura mais elevada ao veículo, tornando-o ideal para operações fora de estrada. O motor é um MAN D08 4.6 litros de 4 cilindros e 186 cv. O torque é de 71,4 kgfm.

Volksbus 15.190 ODR


Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias