A cidade de São Paulo terá, em breve, um novo modelo de ônibus elétrico circulando entre as opções de transporte público. Trata-se do modelo TEVX Higer Azure 9, que teve o seu lançamento oficial acontecendo durante o evento chamado de Busworld Europa, que aconteceu em Bruxelas, na Bélgica.
De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa responsável pela sua produção, o modelo midi terá capacidade para transportar 48 passageiros sentados, com uma configuração que favorece o conforto e a acessibilidade. O ônibus conta ainda com um piso baixo e o sistema de “ajoelhamento” da suspensão.
Quando o ônibus chegar no mercado nacional, ele terá as mesmas especificidades técnicas apresentadas na Europa. Desta forma, o ônibus terá motor Dana com bateria de fosfato de lítio de 268 kwh da CATL e suspensão pneumática. Bem como sistema de freios WABCO, o que favorece a regeneração de energia.
"Seguiremos com nosso plano de trazer a vanguarda da eletromobilidade para o Brasil. A vinda do Azure 9 é mais um passo na consolidação desse caminho", explica o diretor para América do Sul, Marcelo Barella. Seja como for, o Azure 9 completará a gama de veículos da marca no país, que já conta com o veículo urbano padrão Azure A12BR e o Azure A18BR articulado e com o rodoviário FE10BR.
Os primeiros testes devem começar a ser feitos pela cidade de São Paulo no começo do ano de 2024 e fará parte da inciativa da cidade que tem como principal objetivo ter, pelo menos, 2,6 mil ônibus elétricos circulando. Para isso, a SPTrans soltou circular em outubro de 2022, proibindo, a partir daquela data, a compra e aquisição de veículos movidos a diesel.