A Marcopolo confirmou nesta semana que deu início as operações do primeiro ônibus elétrico 100% nacional. De acordo com as informações que foram divulgadas, estão sendo entregues as primeiras unidades do Attivi Integral, ônibus elétrico com chassis e carroceria desenvolvidos pela marca.

Marcopolo confirma início das atividades do 1º veículo elétrico nacional
Marcopolo confirma início das atividades do 1º veículo elétrico nacional / Créditos: Reprodução

Os veículos focados no transporte público serão disponibilizados em diferentes cidades do país, mas ainda estão sob avaliação. O modelo, de acordo com a empresa, foi produzido utilizando a expertise da engenharia nacional, contando com configurações diferenciadas e adaptáveis, de acordo com a necessidade individual de cada mercado.

“O veículo consolida o desenvolvimento de uma solução completa de mobilidade urbana sustentável, com planos de serviços, atendimento pós-vendas e peças de reposição, incluindo sistema de recarga e manutenção das baterias.

Além disso, não podemos deixar de reforçar que é um projeto que estimula a contratação de mão de obra local, por ser feito integralmente por uma indústria nacional”, explica Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.

Marcopolo confirma início das atividades do 1º veículo elétrico nacional
Marcopolo confirma início das atividades do 1º veículo elétrico nacional / Créditos: Reprodução

Confira as especificações do ônibus elétrico da Marcopolo:

  •     Chassi Integral Low Entry com capacidade total de 20,6 mil kg
  •     Capacidade – até 80 passageiros
  •     Autonomia de até 250 km e Tempo de Carga de até 4 horas
  •     Modelo de Plug de carregamento utilizado no chassi PLUG CCS 2
  •     Motor de tração Central com potência de 395 KW e torque de 2800 Nm
  •     Capacidade do Eixo Dianteiro - 7,6 mil kg
  •     Capacidade do Eixo Traseiro 13,0 mil kg
  •     Comprimento – até 13 m
  •     Largura – 2,55 m
  •     Freios a disco com ABS/EBS (Door Brake)
  •     Direção eletro-hidráulica
  •     Suspensão pneumática

A expectativa é que sejam produzidas mil unidades no primeiro ano, podendo chegar para até 3.000 veículos por ano. A produção vai acontecer na fábrica da cidade de Caxias do Sul (RS). Estão sendo disponibilizadas, neste primeiro momento, 10 unidades para avaliação dos munícipios e outras 20 unidades para pronta-entrega. Outras 100 unidades podem ser encomendadas pelo modelo tradicional até o fim do ano.