A Marcopolo confirmou nesta semana que deu início as operações do primeiro ônibus elétrico 100% nacional. De acordo com as informações que foram divulgadas, estão sendo entregues as primeiras unidades do Attivi Integral, ônibus elétrico com chassis e carroceria desenvolvidos pela marca.
Os veículos focados no transporte público serão disponibilizados em diferentes cidades do país, mas ainda estão sob avaliação. O modelo, de acordo com a empresa, foi produzido utilizando a expertise da engenharia nacional, contando com configurações diferenciadas e adaptáveis, de acordo com a necessidade individual de cada mercado.
“O veículo consolida o desenvolvimento de uma solução completa de mobilidade urbana sustentável, com planos de serviços, atendimento pós-vendas e peças de reposição, incluindo sistema de recarga e manutenção das baterias.
Além disso, não podemos deixar de reforçar que é um projeto que estimula a contratação de mão de obra local, por ser feito integralmente por uma indústria nacional”, explica Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.
Confira as especificações do ônibus elétrico da Marcopolo:
- Chassi Integral Low Entry com capacidade total de 20,6 mil kg
- Capacidade – até 80 passageiros
- Autonomia de até 250 km e Tempo de Carga de até 4 horas
- Modelo de Plug de carregamento utilizado no chassi PLUG CCS 2
- Motor de tração Central com potência de 395 KW e torque de 2800 Nm
- Capacidade do Eixo Dianteiro - 7,6 mil kg
- Capacidade do Eixo Traseiro 13,0 mil kg
- Comprimento – até 13 m
- Largura – 2,55 m
- Freios a disco com ABS/EBS (Door Brake)
- Direção eletro-hidráulica
- Suspensão pneumática
A expectativa é que sejam produzidas mil unidades no primeiro ano, podendo chegar para até 3.000 veículos por ano. A produção vai acontecer na fábrica da cidade de Caxias do Sul (RS). Estão sendo disponibilizadas, neste primeiro momento, 10 unidades para avaliação dos munícipios e outras 20 unidades para pronta-entrega. Outras 100 unidades podem ser encomendadas pelo modelo tradicional até o fim do ano.