A Marcopolo confirmou nesta semana que deu início as operações do primeiro ônibus elétrico 100% nacional. De acordo com as informações que foram divulgadas, estão sendo entregues as primeiras unidades do Attivi Integral, ônibus elétrico com chassis e carroceria desenvolvidos pela marca.

Marcopolo confirma início das atividades do 1º veículo elétrico nacional

Os veículos focados no transporte público serão disponibilizados em diferentes cidades do país, mas ainda estão sob avaliação. O modelo, de acordo com a empresa, foi produzido utilizando a expertise da engenharia nacional, contando com configurações diferenciadas e adaptáveis, de acordo com a necessidade individual de cada mercado.

“O veículo consolida o desenvolvimento de uma solução completa de mobilidade urbana sustentável, com planos de serviços, atendimento pós-vendas e peças de reposição, incluindo sistema de recarga e manutenção das baterias.

Além disso, não podemos deixar de reforçar que é um projeto que estimula a contratação de mão de obra local, por ser feito integralmente por uma indústria nacional”, explica Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.

Marcopolo confirma início das atividades do 1º veículo elétrico nacional

Confira as especificações do ônibus elétrico da Marcopolo:

  •     Chassi Integral Low Entry com capacidade total de 20,6 mil kg
  •     Capacidade – até 80 passageiros
  •     Autonomia de até 250 km e Tempo de Carga de até 4 horas
  •     Modelo de Plug de carregamento utilizado no chassi PLUG CCS 2
  •     Motor de tração Central com potência de 395 KW e torque de 2800 Nm
  •     Capacidade do Eixo Dianteiro - 7,6 mil kg
  •     Capacidade do Eixo Traseiro 13,0 mil kg
  •     Comprimento – até 13 m
  •     Largura – 2,55 m
  •     Freios a disco com ABS/EBS (Door Brake)
  •     Direção eletro-hidráulica
  •     Suspensão pneumática

A expectativa é que sejam produzidas mil unidades no primeiro ano, podendo chegar para até 3.000 veículos por ano. A produção vai acontecer na fábrica da cidade de Caxias do Sul (RS). Estão sendo disponibilizadas, neste primeiro momento, 10 unidades para avaliação dos munícipios e outras 20 unidades para pronta-entrega. Outras 100 unidades podem ser encomendadas pelo modelo tradicional até o fim do ano.