A Marcopolo anunciou nesta semana que fechou uma parceria internacional que terá como principal objetivo apoiar o lançamento do seu ônibus de zero emissão. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, a parceria foi fechada com a Zenobē, uma empresa que apoiará a brasileira com uma plataforma de gestão de eficiência energética para os ônibus elétricos Marcopolo Attivi no Brasil, América Latina e América do Norte a partir de 2023.
A Zenobē é uma empresa internacional especializada em frota de veículos elétricos e armazenamento de energia em baterias, com sede no Reino Unido e operações na Austrália, Nova Zelândia, Europa e Estados Unidos.
Ainda de acordo com os dados que foram divulgados pela companhia, o objetivo é aproveitar a expertise da companhia para utilizar sua experiência global em eletrificação de frotas e software de carregamento inteligente para desenvolver soluções de eletromobilidade para transporte público.
Desenvolver soluções completas e avançadas para eletrificação de ônibus faz parte da nossa estratégia ESG, por isso temos investido em projetos e parcerias estratégicas com empresas públicas e privadas, nos últimos anos, para contribuir com a redução das emissões de CO2 no transporte”, comentou João Paulo Ledur, diretor de Estratégia e Transformação Digital da Marcopolo.
“A Zenobē é pioneira em soluções de eletrificação de frotas e carregamento inteligente. Ao utilizar sua expertise em soluções de carregamento de veículos elétricos, a Marcopolo estará bem-posicionada para desenvolver veículos elétricos que atendam às demandas de frotistas em todo o mundo”, enfatizou.
A Marcopolo já havia apresentado, em agosto deste ano de 2022, o seu primeiro ônibus elétrico. Já, através desta parceria, a companhia quer desenvolver uma solução completa de mobilidade urbana sustentável, com plano de serviços, atendimento pós-vendas e peças de reposição, inclusive para o sistema de recarga e manutenção das baterias.