Um modelo de ônibus que se utiliza de propulsores elétricos para movimentação conseguiu um recorde impressionante no que diz respeito a autonomia. De acordo com as informações que foram confirmadas pela empresa fabricante, a Proterra, o veículo conseguiu percorrer um total de 1.722,2 quilômetros, com apenas uma carga de bateria.
O modelo de ônibus que conseguiu essa proeza foi batizado como Catalyst E2 Max. O modelo se utiliza de uma bateria que consegue armazenar um total de 660 kWh. O feito foi alcançado enquanto o veículo estava passando por uma área de testes em Navistar Proving Grounds, localizado em Indiana, nos Estados Unidos. A média de velocidade do ônibus era de 24 km/h.
O recorde anterior de autonomia de um carro se utilizando apenas de propulsores elétricos era de 1.630 km. Neste caso, o modelo sequer era de médio porte, e sim um carro elétrico leve para passageiros e que contava apenas com um assento.
"Motivados pela maior economia de custos por quilômetro, acreditamos que o caso de negócio para os ônibus elétricos é superior ao de todas as novas aplicações", afirmou o diretor executivo da Proterra, Ryan Popple.
Os executivos da empresa também acreditam que o transporte público deverá ser o primeiro a fazer a transição completa para os veículos elétricos. Os custos envolvidos no processo de construção de um ônibus destes ainda é bastante elevado, uma vez que eles podem custar quase 50% a mais do que um modelo convencional.
Outro fator que acaba impedindo que este tipo de modelo comece a ser vendido em maior quantidade é o tempo que ele leva para carregar completamente sua bateria. Apesar disso, a empresa já desenvolveu uma tecnologia que permite com que as baterias sejam recarregadas mais rapidamente.