Versatilidade é uma das características mais valorizadas no mercado automotivo. Principalmente quando se trata de veículos comerciais. Das descoladas estações de “food truck” aos escritórios móveis, muitas são as aplicações vistas neste tipo de modelos. A fabricante brasileira Volare, em parceria com a Abreu & Abreu Engenharia, aproveitou o bom espaço garantido pelo micro-ônibus V8L 4X4 e desenvolveu um motorhome cujo torque é distribuído nos dois eixos. O sistema de tração permite que o “apartamento” móvel possa se destacar, sobretudo, em trilhas e trajetos off-road.
O Volare V8L 4X4 Motorhome conta com sistema de transmissão com a opção de utilização 4X2, com a força enviada somente para as rodas traseiras, 4X4 e 4X4 com reduzida. O motor é um Cummins ISF 3.8, com potência de 152 cv e torque de 45,9 kgfm. O câmbio é automático de quatro marchas, assinado pela ZF e há caixa de transferência de dupla velocidade.
Na carroceria, a saia lateral é mais alta e a suspensão foi reforçada. O estepe fica exposto na traseira, semelhante ao que se vê em alguns SUVs no Brasil. Há proteção especial para o cárter e também para o tanque de combustível. O visual é bem clássico, mas há espaço suficiente para garantir conforto, entretenimento e até algumas tarefas domésticas dentro do motorhome.
Toda a estrutura interna do automóvel, de acordo com a marca brasileira, foi construída em compensado naval, aço inox e policarbonato. O veículo possui dois quartos, sanitário com box independente, cozinha e sala. É possível cozinhar em um fogão de quatro bocas, armazenar alimentos na geladeira biplex e até lavar 3 kg de roupas na máquina que equipa o modelo. O entretenimento é garantido por um sistema de vídeo Full HD com duas antenas independentes e duas televisões LCD, com 24 polegadas cada uma.
O Volare V8L conta ainda com armários na cozinha e nos quartos. Cinco placas fotovoltaicas, totalizando 750 W, e gerador adicional dão sustentabilidade ao projeto, já que conseguem gerar energia com independência total do sistema original do veículo. Aquecedor a gás para o chuveiro e espaço para dois botijões também aparecem, além de uma caixa de 600 litros para água potável e 450 litros para esgoto – sendo 250 litros para água servida e 200 litros para esgoto cloacal e sistema de nivelamento semiautomático. É, de fato, uma residência itinerante.
Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Divulgação