A Volkswagen apresentou esta semana um novo conceito de ônibus elétrico que trazem algumas novidades interessantes do ponto de vista tecnológico. O veículo, desenvolvido em parceria com a CBMM e a Toshiba, conta com bateria de íons de lítio com Nióbio, o que vai garantir uma velocidade de carga extremamente rápida.
O sistema, que está sendo chamado de recarga ultrarrápida, garante que as baterias do ônibus consigam ser completamente recarregadas em apenas 10 minutos. Além disso, essa bateria promete mais segurança para o sistema de uma forma geral, além de apresentar uma vida útil que pode chegar até três vezes maior do que as bateria adotadas atualmente por este tipo de veículo.
As novas baterias com Nióbio estão sendo desenvolvidas há cerca de seis anos pelas duas empresas que entraram como parceiras do projeto. Elas são feitas com a partir de óxidos mistos de Titânio com adição de Nióbio para o ânodo das células das baterias de íons de lítio, tecnologia conhecida como NTO. Esse material acaba sendo utilizado em substituição ao grafite.
A VW explica ainda que este novo sistema de baterias foi configurado sobre um chassi com capacidade de 18 toneladas. A autonomia que foi anunciada para este conceito de ônibus é de 60 km, com um tempo de recarga de 10 minutos em pantógrafo de 300 kW.
O modelo é equipado com quatro pacotes de baterias de lítio com ânodo contendo Nióbio, cada um deles com capacidade útil entre 15 e 30 kWh, totalizando 60 e 120 kWh de capacidade. A autonomia é de 60 km com a bateria menor, chegando a 100 km com a maior. No caso da bateria maior, para que a carga seja completa em 10 minutos, é preciso utilizar um carregador de 600 kW.
Por enquanto as empresas afirmam que este ônibus ainda deve passar por uma série de testes antes que a tecnologia esteja pronta para ser comercializada. Mas uma expectativa otimista indica que o primeiro ônibus comercial com tecnologia NTO esteja disponível no mercado em 2025.