A Volvo tem uma meta ousada para os próximos anos: se tornar a fabricante líder mundial em transporte sustentável. Iniciativas para isso não faltam. E agora acaba de apresentar, na Bélgica, seu novo ônibus elétrico na configuração 12 metros, já em versão de produção. Com o Volvo 7900 Electric, sua linha de eletrificados, que já contempla o 7900 Híbrido – também disponível no modelo articulado – e o 7900 Elétrico Híbrido, fica completa.

Volvo Bus 7900 Electric

Desde sua estreia no segmento de ônibus sustentáveis, com os primeiros modelos híbridos em 2010, a Volvo já comercializou mais de 2.200 unidades. E agora, com o anúncio do início das vendas do novo 7900 Electric para o ano que vem, a meta é crescer ainda mais esses números. Para isso, o modelo tem a seu favor características que já são esperadas em um veículo que utiliza motor movido a eletricidade, sendo as principais delas a operação silenciosa e livre de emissões, cerca de 80% mais eficiente em energia do que a versão diesel correspondente.

Volvo Bus 7900 Electric

A apresentação da versão de produção aconteceu quatro meses depois do conceito de ônibus elétrico da marca ser mostrado, em junho último. “Agora já podemos oferecer uma linha de produtos completa, que permite o estabelecimento de um sistema de transporte com soluções que possibilite que qualquer cidade avance em direção ao futuro”, analisa Håkan Agnevall, presidente da Volvo Buses.

Volvo Bus 7900 Electric

O veículo funciona com baterias de íon de lítio carregadas tanto com a energia gerada pelo veículo ao frear quanto pela rede elétrica no ponto final de cada linha. Neste último caso, o processo leva surpreendentes seis minutos – podendo ocorrer até em metade desse tempo – isso varia de acordo com a topografia, carga e condições climáticas. A autonomia não é muito grande: cada minuto de carga permite o deslocamento por volta de 5 a 10 minutos. O que significa que a indicação é de uso em rotas entre 10 e 20 quilômetros de distância.

Volvo Bus 7900 Electric

Para garantir maior eficiência energética, o ônibus de 12 metros com dois eixos tem carroceria de alumínio – conceito patenteado pela marca sueca –, três portas, piso baixo e um interior claro e arejado. Essas características ajudam a reduzir o peso e diminuem os esforços para a iluminação, climatização e acesso aos passageiros. Sua comercialização será oferecida junto com um pacote completo de suporte para o uso, que inclui financiamento, manutenção do veículo e da bateria. Para isso, foi estabelecido um acordo de cooperação entre a Volvo, a Siemens e a ABB, que garante a infraestrutura de recarga.

Volvo Bus 7900 Electric

Enquanto os modelos de produção não entram em circulação, é possível ver na Suécia o 7900 Electric em funcionamento. A Volvo já está operando regularmente as três unidades conceito reveladas em junho na cidade de Gotemburgo, sede da fabricante. Eles fazem parte do ElectriCity, uma joint venture criada entre a indústria, sociedade e instituições de pesquisa para desenvolver estratégias de transporte público sustentáveis.

Volvo Bus 7900 Electric


Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Divulgação