No acumulado de janeiro e fevereiro de 2016, os emplacamentos de ônibus no mercado brasileiro caíram quase pela metade em relação ao mesmo período do ano anterior – que já foi o pior do setor nessa década. Com vendas tão fracas, descobrir os nichos com algum potencial de crescimento tornou-se uma obrigação para a indústria do setor. O estudo das demandas do mercado nacional levou a Volvo Bus Latin America a lançar o chassi rodoviário B310R. O novo modelo foi desenvolvido especialmente para fretamento e viagens de curtas e médias distâncias. “Este modelo abre um novo nicho de mercado de ônibus rodoviários para a Volvo Bus. É um veículo dedicado a aplicações específicas, e que chega para ser o mais econômico da sua categoria”, explica Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.

Ônibus rodoviário: Volvo B310R

O modelo chega com motor diesel de 11 litros, 310 cv de potência e 153 kgfm de torque, configuração 4X2, caixa de câmbio automatizada I-Shift, suspensão eletrônica, freio a disco EBS 5 e controle eletrônico de estabilidade. O freio motor VEB com 390 cv garante velocidades médias maiores em descidas de serra e menor utilização dos freios de serviço, além de evitar variações bruscas de velocidade durante a viagem e o desgaste dos pneus. Com essa configuração, segundo a Volvo, o B310R oferece alto desempenho e performance para aplicações que vão desde o fretamento até viagens interestaduais de médias distâncias. O novo chassi permite carrocerias com até 14 metros de comprimento, ampliando a capacidade de passageiros em até quatro lugares. “Os clientes buscam veículos que ofereçam eficiência à operação, baixo custo operacional e maior rentabilidade para o negócio. Nossos veículos são desenvolvidos para atender a estas demandas”, garante Gilberto Vardanega, gerente de ônibus rodoviários da Volvo Bus Latin America.

Com o lançamento do B310R, a linha de rodoviários da Volvo agora possui oito opções de chassis, produzidos sobre uma plataforma global. Sua versatilidade permite configurações com potências que vão de 310 cv a 450 cv. A versão 4X2 é ofertada com potências de 310 cv, 340 cv ou 380 cv; a versão 6X2 ,com 380 cv, 420 cv ou 450 cv ; e a versão 8X2 com 420 cv ou 450 cv. Os chassis de ônibus da Volvo podem ser equipados ainda com itens opcionais de segurança e conforto, como o Alcolock – bafômetro – e o ESP, que é item de série nos modelos 6X2 e 8X2 e reduz o risco de derrapagem e capotagem em curvas. O equipamento ativa os freios de forma automática e independente por roda, além de cortar a aceleração do veículo.

Ônibus rodoviário: Volvo B310R

A Volvo contabiliza que o maior número de peças em comum entre seus chassis de ônibus beneficia o consumidor. “Ter uma plataforma única para toda a linha de rodoviários simplifica os projetos de carroceria, facilita as manutenções e reduz custos operacionais”, valoriza Idam Stival, coordenador da engenharia de vendas da Volvo Bus Latina America. De acordo com o fabricante, outra vantagem do B310R é seu peso, em média 400 kg mais leve que modelos similares disponíveis no mercado, o que permite uma melhor relação de peso e potência para as aplicações às quais se destina. 


Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira (Auto Press)
Fotos: Divulgação