Lançado em agosto de 2010, o C3 AirCross veio para dar um toque aventureiro entre os carros da família Citroën.
De lá pra cá, a Citroën deve ter ouvido as preces dos consumidores, e o carro já sofreu algumas alterações. O modelo 2013 vem com um novo motor 1.6 VTi 120 Flex, fazendo 115 cv a 6.000 rpm com gasolina e 122 cv a 5.800 rpm com etanol. Mais potente do que a versão 2011/2011 que vamos falar. Sem contar que todas as versões 2013 apresentam, de série, airbag duplo e entrada auxiliar para iPod e USB.
Comprei o Aircross no final de 2011, versão GLX. Já rodou 11 mil quilômetros e saiu da concessionária com airbag duplo dianteiros, sensor de estacionamento e volante em couro com detalhe cromado. E com itens de série, como vidro e trava elétrica, ar-condicionado analógico, retrovisores elétricos e direção hidráulica que por sinal é muito macia e leve. Ele vem com travamento das portas via chave, mas acabei colocando um alarme também.
Comparativos
Sempre gostei de carros robustos, estilo off-road, e quanto estava juntando o meu dinheirinho para comprar meu primeiro carro, paquerava o Idea Adventure. Achava o estilo dele o máximo, roda traseira, bússola e inclinômetros. Até que saiu o AirCross, que foi paixão a primeira vista, toda vez que via esse carro em propagandas e na rua, pensava “um dia você será meu”.
E comecei a comparar, AirCross, Idea Adventure e EcoSport. Comprei revistas, li várias matérias na internet, todos tem seus prós e contras, mas o que me encantou mais no AirCross foi seu design externo e interno, conforto e acabamento. Esses 3 itens que me fez desistir da Idea Adventure.
Em relação a EcoSport, meu pai tem um modelo 2010 FreeStyle, bacana, já dirigi e achei igual a chuchu, sem gosto, sem sal. Até meu pai ao ver quando comprei o AirCross me disse: “seu carro dá de 10 no meu”.
Agora com a nova EcoSport que saiu depois que adquiri o AirCross, acho que assunto muda um pouco. Um novo design que é só tirar a roda da traseira que vira uma mini Sportage, interior igual do Novo Fiesta e um painel dinâmico cheio detalhes. A briga vai ser boa!
Detalhes
O que mais me encanta nesse carro é seu design. Com linhas robustas, suspensão elevada, para-brisas com visão panorâmica, rodas esportivas em alumínio com detalhes em preto e pneu scorpion.
No interior, acabamento muito bom. Detalhes cromados, painel bem iluminado, sistema de som completo. Posição de dirigir elevada, passa uma sensação de segurança, volante em couro com detalhe cromado deixa o painel do carro mais esportivo e robusto e bancos confortáveis que não cansam ao fazer uma viagem longa. Espaço para os passageiros traseiro muito bom.
Um carro que impõe presença onde passa, sinto prazer em dirigir esse carro!
Porta malas muito bom! 403 litros com os banco em pé. Outro dia eu e meu sogro compramos juntos na mesma loja, no mesmo dia, duas TV's de 47” LED. E resolvemos levar para casa na hora, sem que a loja entregasse. Peguei meu carro, rebaixamos o banco traseiro e coube tranquilamente as duas TVs.
Desempenho e Consumo
Bom, todo carro grande e pesado consume bem, certo?! O AirCross não é diferente, no começo quando peguei esse carro estava fazendo na cidade de 7 a 7,5km/litro e na estrada fazia 8 a 8,5km/litro. Hoje até que seu desempenho melhorou e bastante, está fazendo 8,5km/litro na cidade e quando pego estrada está chegando a fazer 9,5 a 10km/litro.
Quer um carro que bebe pouco, tenha um carro 1.0 e leve.
Com relação ao seu desempenho, quando estou sozinho no carro, ele tem uma boa arrancada e consegue manter bem a velocidade. Com o carro cheio, a arrancada fica um pouco mais devagar mas quando chega na terceira marcha o desempenho dele melhora bastante, corre bem, tem boa estabilidade.
Agora com o modelo 2013, que mudaram a potencia do motor, com certeza vai melhorar o que para mim já acho que está bom.
Galeria de Fotos
Vídeos
Veja alguns vídeos divulgados pela Citroën, onde mostra vários detalhes do Aircross:
Prós e contras
Prós
Resumo o que me motivou a comprar o carro, já escrito anteriormente.
- Espaço interno
- Conforto
- Posição de dirigir
- Design
- Acabamento interno e externo
- Porta-malas muito bom
Contras
Como diz minha mãe, nada é 100%. Apesar de todos os elogios que já fiz, o AirCross também tem seus defeitos.
- Logo que comprei apresentou algumas falhas que já tive que levar a concessionária, que por sinal resolveram e fui super bem atendido. O pós-venda da Citroën até agora não tenho nada a reclamar.
- O carro apresentou alguns ruídos no para-choque da frente e quando fui ver era uma parte que estava deslocando e ao alcançar uma velocidade razoável de 90 a 120 km/h o carro assobiava.
- O banco começou a fazer um ruído também, um atrito entre uma borracha e uma chapa de ferro, isso eu mesmo acabei resolvendo, coloquei um feltro entre eles e o ruído acabou.
- A tampa do porta-malas soltou um friso e com os impactos de abre e fecha acabou trincando. E o pino que segura a roda traseira de vez enquanto precisa dar uma lubrificada com vaselina, pois como tempo o pino seca e borracha que se encaixa nele também e ao molhar as vezes acaba fazendo um ruído do atrito entre o metal e a borracha.
- O consumo de combustível não é o mais barato, mas também não acho mais caro. Como já mencionei pelo carro que é, está equivalente.
- Suspensão um pouco dura, mas passa firmeza.
Palavra final
Em geral, gosto muito desse carro. Apesar de ter um estilo off-road e aventureiro, é mais para cidade, mas aceita uma estradinha de terra.
Recomendo!
Opinião gentilmente enviada pelo leitor "Anônimo" (identidade preservada a pedido).