A Aston Martin apresentou durante o Salão de Xangai deste ano o Rapid E, aquele que deve ser o primeiro carro elétrico da montadora. De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, o projeto foi desenvolvido em parceria com a Williams, empresa que auxilia no projeto de motores elétricos que são utilizados atualmente em veículos da Fórmula 1. 

Aston Martin apresenta primeiro carro elétrico da marca
Aston Martin apresenta primeiro carro elétrico da marca / Créditos: Reprodução

A produção do carro vai acontecer em St. Athan, no país de Gales e o modelo vai chegar ao mercado com números limitados. Apenas 155 unidades serão produzidas neste primeiro momento, sem previsão de novo lote.

Mais do que um simples carro elétrico, o Rapid E quer apresentar um novo conceito de eficiência aerodinâmica aliada a eficiência energética. Para isso, a estrutura do carro foi desenvolvida pensando no desempenho. O carro aparece otimizado na sua parte da frente, com uma maior abertura para minimizar o fluxo de ar no carro.

  • Galeria: Foto 1 de 7
    Galeria: Foto 1 de 7
  • Galeria: Foto 2 de 7
    Galeria: Foto 2 de 7
  • Galeria: Foto 3 de 7
    Galeria: Foto 3 de 7
  • Galeria: Foto 4 de 7
    Galeria: Foto 4 de 7
  • Galeria: Foto 5 de 7
    Galeria: Foto 5 de 7
  • Galeria: Foto 6 de 7
    Galeria: Foto 6 de 7
  • Galeria: Foto 7 de 7
    Galeria: Foto 7 de 7

As rodas do Rapid E foram apresentadas com alumínio forjado, que apresentam como característica uma baixa resistência à rolagem. Por dentro, o carro conta com uma tela de 10 polegadas que foi posicionada atrás do volante e que terá como principal função oferecer informações sobre o nível de bateria e as medidas de consumo, que são atualizadas em tempo real. O carro também conta com um sistema multimidia que terá suporte tanto para o Apple Car Play quanto para o Android Auto.

De acordo com os dados que foram apresentados pela montadora durante a apresentação do carro, o modelo elétrico da Aston Martin será equipado com uma bateria de 800 volts e 65kWh. Com essa configuração, o modelo deve apresentar uma autonomia de 300 km com a bateria cheia.

O modelo vai de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos, com velocidade máxima de aproximadamente 250 km/h.