Quando o novo modelo do Audi A3 foi apresentado em eventos que aconteceram em diversos países da Europa grande parte dos consumidores acabaram se surpreendendo positivamente com o que viram. Um dos grandes trunfos da montadora quando tiraram esta versão do A3 do papel e colocar ela fisicamente na frente das pessoas foi o fato deles terem realmente conseguido dar vida a algo que até o momento era apenas teoria, como a versatilidade ede uma nova plataforma MQB (a base modular para uso de motor transversal) do Grupo Volkswagen. Agora, o carro que já está fazendo a história vai ter mais uma grande missão quando chegar ao Brasil: conquistar a preferencia do consumidor premium.

Novo Audi A3

O novo Audi A3 acabou sendo mostrado aqui no Brasil durante o mês de Outubro no Salão do Automóvel de São Paulo, sendo que a montadora trouxe para o país tanto a sua versão com duas portas ( que acabou ganhando uma posição de mais destaque dentro do estande da Audi no evento) e também a sua versão quatro portas. O lançamento dos carros estão previstos para o primeiro semestre de 2013, sendo que a versão de duas portas será lançada março, e a versão de quatro portas deverá chegar as concessionárias no final do mês de junho. E uma notícia boa é que ambos os carros deverão ter fabricação nacional em alguns anos, assim que a Audi conseguir concretizar a construção da fábrica nacional.

Plataforma diferenciada

Realmente a montadora, durante os eventos que foram realizados para lançar o carro e também nos testes que foram feitos juntamente com jornalistas, resolveu dar importância para esta nova plataforma que o carro foi construído. A versão de duas portas, que aqui no Brasil manterá o nome de Sport, como é chamado na Europa e também na américa do norte, tem 4,23 metros de comprimento, 1,77 m de largura e 2,60 de entre-eixos, com 365 litros no porta-malas. Já o modelo de quatro portas possui 4,3 metros de comprimento e 1,78 metros de largura, com dimensões um pouco maiores do que sua versão de quatro portas. Realmente o Audi A3 de quatro portas é mais confortável, deixando um bom espaço para os passageiros.

Audi A3 2013

Além de deixar um bom espaço interno para o motorista e também para os passageiros que andarem neste novo modelo do Audi A3, o carro ainda conseguiu ficar mais leve do que os modelos anteriores. De acordo com as informações que foram divulgadas pela Audi, o veículo novo pode ser até 90 kg mais leve do que o modelo anterior, dependendo da versão do carro. O grande responsável por esta diminuição do peso do carro está na grande quantidade de alumínio que pode ser encontrada no veículo, sendo que não foi apenas a carroceria que passou a utilizar mais este material que é mais leve, mas muitos outros componentes também usam mais o alumínio. A soma de todas estas mudanças pode ser traduzida em um melhor transporte por parte do veículo, ao mesmo que tempo que sendo mais leve o carro acaba consumindo menos combustível.

Motor pode deixar a desejar

Um dos grandes problemas que o lançamento do Audi A3 terá que enfrentar no seu lançamento por aqui será realmente o fato da potencia do motor ser reduzida em relação a alguns dos seus concorrentes dentro do mesmo segmento. O carro não terá uma versão com motor 2.0 sendo vendido por aqui. A montadora não descarta que talvez no futuro o carro ganhe uma versão com um motor com uma pegada mais esportiva, mas por enquanto a informação que está confirmada é que este carro não terá uma versão com alta potencia no motor, o que poderá assustar um pouco o consumidor que procura potencia acima de tudo quando vai comparar um carro premium.

Interior Audi A3 2013

O novo Audi A3 será vendido nas configurações 1.4 e 1.8, sendo que em todas estas versões os motoristas levam para casa câmbio automatizado de sete marchas S tronic, direção eletromecânica, faróis Full LED e a chamada suspensão magnética, que também pode ser encontrado em outros modelos que tenham uma pegada mais esportiva. Apesar dos motores que estarão nas versões do Audi A3 não serem mais potentes do que os outros modelos 2.0 vendidos, a montadora faz questão de ressaltar que eles são mais eficientes que os modelos anteriores, e são mais avançados tecnologicamente.

Os novos motores também prometem uma economia de até 14% de gasolina nos carros. A versão 1.8 tem 180cv de potencia, com duplo sistema de injeção. Já o motor 1.4 tem 140 cv. A versão de menor potencia é a que vai chegar primeiro ao Brasil.

Confir mais imagens do novo Audi A3:

  • Galeria: Foto 1 de 10
    Galeria: Foto 1 de 10
  • Galeria: Foto 2 de 10
    Galeria: Foto 2 de 10
  • Galeria: Foto 3 de 10
    Galeria: Foto 3 de 10
  • Galeria: Foto 4 de 10
    Galeria: Foto 4 de 10
  • Galeria: Foto 5 de 10
    Galeria: Foto 5 de 10
  • Galeria: Foto 6 de 10
    Galeria: Foto 6 de 10
  • Galeria: Foto 7 de 10
    Galeria: Foto 7 de 10
  • Galeria: Foto 8 de 10
    Galeria: Foto 8 de 10
  • Galeria: Foto 9 de 10
    Galeria: Foto 9 de 10
  • Galeria: Foto 10 de 10
    Galeria: Foto 10 de 10