A Audi confirmou esta semana que vai mostrar o primeiro SUV compacto lançado na linha mais esportiva da marca no Salão de Genebra, que está marcado para acontecer no próximo mês de Março. O RS Q3 também foi confirmado para venda aqui no Brasil, sendo que a previsão é de que o carro chegue nas concessionárias a partir do início do ano que vem. Antes disso o veículo começará a ser vendido na Alemanha, sendo que por lá a previsão de lançamento é no mês de Outubro.

Audi RS Q3 será lançado no Brasil

A ideia do carro é oferecer ao consumidor um SUV que carregue todo o DNA de desempenho presente nos carros da Audi. Em entrevista concedida recentemente durante a apresentação do carro, o diretor da empresa que está desenvolvendo o carro, a GmbH, que é uma subsidiaria da Audi, disse que o veículo até mesmo poderia se encaixar em uma nova categoria.

Vale lembrar que o lançamento do SUV faz parte de uma família de carros, incluindo RS 5 Cabriolet, RS 6 Avant e RS 7 Sportback, todos eles focados em oferecer uma experiência mais esportiva para os seus consumidores. O Brasil não vai receber apenas o Q3 mas também irá receber os outros carros da família, já que o RS6 Avant está previsto para chegar por aqui no final deste ano enquanto que os outros modelos também estão previstos para lançamento ainda no primeiro trimestre do próximo ano.

Esportividade

Falando agora mais especificamente sobre as informações que já forma divulgadas relacionadas ao RS Q3, os detalhes da esportividade do veículo vieram com as confirmações do motor 2.5 com cinco cilindros, com um total de 310 cavalos de potência e projetando um torque de 42,8 kgfm. De acordo com as informações que forma divulgadas em relação aos testes feitos com o carro, ele vai de 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos, sendo que a velocidade máxima que ele chega é 250 Km/h.

Modelo será primeiro SUV esportivo da marca.

O propulsor que será lançado juntamente com o veículo acaba chegando com gabaritado e premiado, já que foi escolhido como o Melhor Motor Internacional do ano por três anos consecutivos desde 2010. A escolha é feita através de um júri de especialistas internacionais.
Algumas modificações no motor foram feitas para que ele conseguisse se adaptar as necessidades do novo carro da Audi. Além disso, um dos destaques será o desempenho do sistema de condução que pertence a série Audi Drive Select, onde os motoristas poderão escolher entre as opções Auto, Confort  e Dynamic. Ao acionar estas opções os motoristas conseguem interferir diretamente no controle das válvulas que estão no sistema de escape e também na curva característica do acelerador.

De acordo com os testes realizados pela Audi, a montador afirma que este conjunto promete dar ao motorista uma resposta mais ágil aos comandos, da mesma forma que também acaba se traduzindo em um som do motor mais encorpado, o que é uma característica muito importante para qualquer carro que se venda como esportivo.

Interior do RS Q3 Concept

O RS Q3 também será lançado com um câmbio S tronic de sete velocidades, sendo que a última marcha foi desenvolvida mais longa para que o carro tenha uma opção de economia de combustível, uma preocupação da Audi mesmo nos modelos mais focados no desempenho. A média de consumo divulgada para o carro é de 11,36 Km/l em um circuito misto de estrada e cidade.

O sistema do carro vai contar ainda com tração integral com sistema de embreagem multi-disco controlada eletronicamente e com acionamento hidráulico. Outro destaque do carro está no sistema de freios, que são internamente ventilados e perfurados nas rodas dianteiras com desenho tipo wave.

Itens de série

Não foram confirmados ainda todos os itens de série do lançamento do novo RS Q3, mas de acordo com o que foi divulgado até o momento, os carros chegarão aos consumidores com um sistema integrado de informação ao motorista, que é próprio dos carros da família RS, que está sendo chamado de AudI Parking System Plus. Ainda não foram confirmadas todas as funções ele o sistema vai ter, mas tudo indica que será um sistema de localização por GPS que também terá algumas funções relativas ao estacionamento do carro.

O sistema de som que será lançado juntamente com o novo SUV também é próprio da família, chamado de Audi Sound System, com 10 alto-falantes. Na parte de fora os motoristas terão faróis de xenon plus e luzes traseiras em LED. A última terá uma tonalidade de cor diferenciada quando acesa, que chega ao vermelha-escura.

O preço do carro ainda não foi divulgado.

Galeria

  • Audi RS Q3 - Foto 1
    Audi RS Q3 - Foto 1
  • Audi RS Q3 - Foto 2
    Audi RS Q3 - Foto 2
  • Audi RS Q3 - Foto 3
    Audi RS Q3 - Foto 3
  • Audi RS Q3 - Foto 4
    Audi RS Q3 - Foto 4
  • Audi RS Q3 - Foto 5
    Audi RS Q3 - Foto 5
  • Audi RS Q3 - Foto 6
    Audi RS Q3 - Foto 6
  • Audi RS Q3 - Foto 7
    Audi RS Q3 - Foto 7
  • Audi RS Q3 - Foto 8
    Audi RS Q3 - Foto 8