A Audi está aproveitando este início de ano para divulgar diversas novidades da montadora antes mesmo de sua participação no primeiro evento do ano que marca a abertura do calendário dos salões de automóveis no mundo, com o de Detroit que acontece no final de janeiro. Uma das novidades que acabou sendo divulgada pela montador é referente a um dos lançamentos do ano, o Audi SQ5. A montadora confirmou que o carro será vendido nas concessionária dos Estados Unidos a partir do terceiro trimestre de 2013 e aqui no Brasil tudo indica que o carro chegue até o final deste ano.

Audi SQ5

O carro é um descendente direto do Q5, que entrou para a história da montadora como sendo o primeiro carro que ganhou um motor a diesel, que acabou ganhando a letra S antes do nome para mostrar a diferença do veículo. O foco deste carro realmente deve ser a esportividade, que já estava um pouco presente no modelo Q5 mas com as mudanças que estão sendo apresentadas para o novo modelo o desempenho dele nas pistas deve ser melhorado.

No primeiro modelo que foi apresentado desta nova linha de carros a montadora resolveu apostar ato nas novidades, dando ao carro uma versão com um motor apimentado 3.0 V6 biturbo com 313 cv e torque de 66,3 kgfm. Mas os brasileiros acabaram não tendo muita sorte neste caso, já que o carro acabou sendo lançado como um modelo exclusivo para o mercado europeu. Os números de vendas do carro no velho continente acabaram surpreendendo até mesmo os mais otimistas diretores da montadora, e acabou incentivando que a Audi continuasse trabalhando na mesma plataforma, mas desta vez pensando em um lançamento mais global. O novo Audi SQ5 também já está confirmado para o lançamento em outros países, como Rússia, China, Japão, Coréia do Sul, África do Sul, México, Argentina e Chile.

Versão mais potente

A montadora realmente está prometendo desta vez uma versão ainda mais potente do carro que foi lançado para o mercado do velho continente. Mas o interessante deste lançamento é que a montadora decidiu voltar um pouco atrás e apostar no mais convencional para ganhar mais potencia no veículo. A prova é que o carro ganhou um bloco de gasolina, justamente pensando no mercado global.
O motor do carro também foi alterado, no lançamento ele virá com um 3.0 V6 que agora também será lançado com um compressor com dois rotores que giram a mais de 20.000 rpm. A potencia máxima que está sendo prometida para o carro chega a 354 cv, sendo que esta potencia é alcançada quando o carro está entre 6.000 e 6.500 rpm. E para acompanhar o novo motor a Audi também promoveu uma mudança integral no sistema de tração e também no câmbio, que atora é um Tiptronic de oito marchas com trocas através de borboletas.

De acordo com as informações técnicas que estão sendo divulgadas pela Audi durante as pré-conferências que estão sendo organizadas antes do Salão de Detroit, todas estas modificações que foram feitas no carro permitem que ele tenha uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos, e a velocidade máxima que o carro poderá chegar é 250 km/h, que acaba sendo limitada eletronicamente. O consumo médio é de 8,9 km/l e a emissão de gases poluentes fica na casa de 199 g/ km. Estes são os elementos que garantem a esportividade do carro, que também poderá chegar ao mercado custando mesmo que a média dos veículos do mesmo segmento, mas a montadora não entrou nestes detalhes antes do evento de Detroit.

Algo importante para um carro esportivo que aposta em um aumento da potência geral do carro é a estabilidade, para que o motorista consiga realmente aproveitar a potência do motor sem riscos de segurança. A Audi anunciou algumas mudanças também nestes sistemas, principalmente na suspensão do carro. A versão movida a gasolina teve o chassi rebaixado cerca de 30 milimetros na dianteira, o que acaba fazendo uma grande diferença no esquema de estabilidade de um modo geral. Além disso a dianteira do carro também acabou ganhando molas e amortecedores mais firmes, além das rodas de 20 polegadas que também oferecem mais segurança par ao carro.

Visual esportivo

O carro também acabou ganhando algumas mudanças relacionadas ao visual, com o objetivo de deixar ele também com uma cara mais esportiva de um modo geral. Dentre as principais modificações que estão sendo apresentadas pelo carro está uma grade cinza que foi colocada no carro com um acabamento de alumínio. Os para-choques do carro também acabaram ganhando um acabamento diferenciado. No teto a montadora colocou um spooler também com acabamento feito com alumínio.

Na parte de dentro do carro, os detalhes que foram feitas em alumínio na parte de fora do carro também acabam aparecendo na parte de dentro, dando uma cara mais unificada ao veiculo. Eles também se reptem nas borboletas para troca de marchas. Os bancos que foram escolhidos pela montadora para serem colocados no veículo esportivo são de couro Nappa e Alcantara. A montadora promete oferecer, na ocasião do lançamento, quatro opções de combinações distintas de revestimento.