Quando se fala em carro autônomo, muitos motoristas acabam não prestando muita atenção por se tratar de um mercado que parece estar muito distante da grande maioria das pessoas. Além de todas as questões relacionadas ao fato da infraestrutura e das leis que este tipo de veículo ainda precisa para circular pelas grandes cidades, o preço dos veículos costuma ser bem salgado para a grande maioria dos bolsos.

Autônomo da Waymo pode ter preço surpreendente

Um dos projetos autônomos que vem chamando a atenção dos entusiastas tecnológicos e também do mercado é o carro que anteriormente estava sendo desenvolvido pelo Google, e que agora foi assumido pela Waymo, que nada mais é do que uma outra empresa que nasceu dentro da gigante de buscas e que se tornou uma divisão separada, para tratar justamente deste projeto.

Depois de anunciar esta separação, a grande novidade com relação a este projeto é o fato de que este carro pode vir a se tornar mais barato do que o mercado esperava. A notícia foi confirmada pela própria empresa, que alegou conseguir reduzir muito os custos dos principais componentes do seu carro inteligente. Neste caso, o valor final do veículo pode se tornar 90% mais barato do que o valor original.

Um dos componentes que conseguiu ficar mais barato depois da divisão da empresa foi o LIDAR – Light Detection and Ranging (algo como Detecção de Luzes e Distância). Trata-se de uma espécie de cilindro que pode ser encontrado em praticamente todos os carros autônomos e que concentra boa parte das tecnologias necessárias para que o carro autônomo funcione. O sistema estaria custando cerca de US$ 7,5 mil, diferentemente dos US$ 75 mil que estava custando anteriormente.

Segredo do baixo custo

Autônomo da Waymo pode ter preço surpreendente

De acordo com as informações que foram divulgadas pela imprensa norte-americana em relação ao custo da peça, a queda foi basicamente possível quando o sistema passou a ser desenvolvido dentro da própria empresa Waymo. Anteriormente o Google estava comprando este sistema de empresas terceirizadas.

Além disso, a empresa também confirmou que está desenvolvendo diferentes tipos de LIDARes, que poderão ser utilizadas em diferentes modelos, como sistemas que podem funcionar a curta, média e longa distância, todos acompanhados de um kit de oito câmeras e um sistema de radar de 360º.