O Baidu, gigante chinesa da tecnologia que é considerada como o “Google” daquele país, divulgou nesta semana detalhes do modelo conceito do seu carro elétrico que ainda está em desenvolvimento. O modelo foi batizado como Robo-01, e deve ser vendido não sob a sua própria marca, mas uma nova submarca criada especificamente com essa finalidade, que vai se chamar de Jidu.

Baidu revela modelo próprio de carro elétrico

O primeiro lançamento já tinha sido antecipado em alguns detalhes há meses atrás, mas agora o carro que aparece nas imagens é muito mais próximo daquele que realmente deve acabar se tornando o veículo de produção.

A empresa se refere ao modelo como um “robocar”, ou seja, um modelo que está sendo pensado para ser autônomo. A companhia também afirma que o carro foi pensado para ser “adaptável”, ou sjea, ele deve ir evoluindo e aprendendo com o passar do tempo. O veículo também terá recursos que serão capaz de mostrar emoções à medida que o veículo interage com seus ocupantes.

Em termos de design, o carro apresenta algumas características em comum dos modelos que são feitos com foco no “futuro”, mas não chega a ter elementos que possam ser considerados muito distantes das atuais possiblidades, com uma carroceria que fica entre crossovers e hatchbacks.

  • Galeria: Foto 1 de 6
    Galeria: Foto 1 de 6
  • Galeria: Foto 2 de 6
    Galeria: Foto 2 de 6
  • Galeria: Foto 3 de 6
    Galeria: Foto 3 de 6
  • Galeria: Foto 4 de 6
    Galeria: Foto 4 de 6
  • Galeria: Foto 5 de 6
    Galeria: Foto 5 de 6
  • Galeria: Foto 6 de 6
    Galeria: Foto 6 de 6

Por dentro, o modelo chama a atenção com uma grande tela widescreen que atravessa o painel de ponta a ponta é o destaque. A condução do modelo deve ser feita com um volante retrátil, que permite com que o motorista tenha uma visão mais limpa da tela.

A Baidu confirmou também que o modelo deve ter um sistema chamado Lidar, que é comum nos veículos elétricos chineses e que permite com que o motorista tenha uma boa visão 3D da pista à sua frente. O carro também contará com 12 sensores ultrassônicos e 12 câmeras para permitir a navegação ao redor de seu ambiente.

A previsão é de que o modelo entre em linha de produção a já no ano que vem.