A Dacia apresentou nessa semana o novo Bigster 2026, modelo maior, em termos de tamanho, do que o Duster, com algumas novidades interessantes. A proposta, de uma forma geral, é oferecer um carro um pouco mais acessível dentro de um segmento médio. A montadora afirma que está entregando um carro completamente novo, mas com menos ineditismo do que o esperado.
O carro que foi mostrado essa semana é a versão de produção do Bigster 2021, que foi apresentado como conceito. Ele possui 4,57 metros de comprimento, 1,81 metro de largura e 1,71 metro de altura, com uma distância entre eixos um pouco maior, de 2,7 metros. Tudo isso faz com que ele tenha mais espaço e tamanho do que o Duster..
O carro conta com alguns recursos sofisticados, justamente para fazer com que ele consiga se destacar diante dos rivais. O novo Bigster oferece uma tampa traseira elétrica, teto solar panorâmico, carregamento de smartphone sem fio, controle de cruzeiro adaptativo e banco do motorista com ajuste elétrico. No interior, destaque ainda para a presença de uma tela digital de 10 polegadas para o motorista com uma tela sensível ao toque de 10,1 polegadas.
Em relação ao conjunto mecânico, a Dacia apostou em uma diversificação de motores, incluindo uma com o sistema Hybrid 155. Ela consiste em um motor de combustão, dois motores elétricos, uma bateria de 1,4 kWh e uma interessante transmissão automática com quatro marchas para o ICE e outras duas para os motores elétricos.
O carro conta ainda com um motor a gasolina de quatro cilindros tem 108 cv de potência, enquanto um dos motores elétricos fornece 50 cv adicionais. O outro motor elétrico funciona como motor de arranque/gerador.
O carro também será vendido com uma outra configuração, a TCe 140, composta por um motor turbo de 1,2 litro e três cilindros que se beneficia de uma configuração híbrida-leve.
O preço ainda não foi divulgado para o mercado europeu. No Brasil, a tendencia é de que esse carro seja utilizado como base para o lançamento de um SUV da Renault.