Recentemente, a montadora BMW, sediada na cidade alemã de Munique, anunciou o automóvel que apresentaria o primeiro motor do tipo turboflex do Mundo que é totalmente alimentado por Etanol puro – E100. Esse é o 320i, que acaba de chegar às concessionárias do país, ainda importado da Alemanha.
Essa motorização exclusiva – turboflex – não é apresentada apenas pelo 320i – cujo valor divulgado dessa versão mais básica foi estipulado em R$ 129.950,00 – , mas fará parte também do 320i GP Active Flex - com preço sugerido de R$ 143.950,00 – e da 320i Sport GP – que sai por R$ 154.950,00.
Apesar desse avanço tecnológico, o modelo 328i, por exemplo, conservará seu motor movido a gasolina, seja na versão 2.0 de 4 cilindros, ou na 3.0, que dispõe de 6 cilindros, em linha. Seus preços são consideravelmente superiores, variando desde R$ 186.950,00 e podendo chegar até a R$ 289.950,00.
Em termos técnicos, a saída da montadora BMW para controlar mais fortemente a potência do Active Flex, foi com a introdução de Etanol – assim, conseguiram o objetivo de manter a potência naqueles modelos movidos somente a gasolina, ou seja, ponto para a empresa, em pensar na sustentabilidade – uma vez que o etanol polui menos. Com a mudança, o consumidor ganha um carro muito mais econômico. A potência que o carro será capaz de gerar será de 183 cavalos.
É bem verdade de que outros carros já apresentavam um motor turboflex. Alguns do tipo E85 – composto por 85% de etanol anidro e 15% de gasolina. Entretanto o 320i é consumidor de E100 – 100% álcool hidratado, que conta com 5% de água em sua composição – que é produzido no Brasil. Isso é um salto imenso à frente da Audi e da Mercedes-Benz, que buscavam aperfeiçoar motores alimentados por biocombustível.
De quebra, derrubou-se o mito em vigor de que um turboflex não poderia funcionar com álcool E100, apenas com E 85. O 320i prova que o E100 é perfeitamente funcional.
No exterior, esse combustível com 15% de gasolina é utilizado para que se possa dar partida no motor do carro mesmo que esteja abaixo de - 10ºC. No Brasil, como não há esse patamar de temperaturas e sua injeção direta não necessita de pré-aquecimento elétrico, o público pode se orgulhar de estar defronte a um turboflex autêntico.
Como boa notícia para os brasileiros, o preço do 320i – básico – pode cair para R$ 120.000,00 no mercado, em algum tempo – se contarmos com promoções, adaptação de margens de lucro etc. é importante ressaltar, para quem acha que se trata de um modelo muito caro, que a versão anterior dessa linha chegou ao Brasil com preço de entrada de R$ 190.000,00.
Esse novo modelo 320i da BMW contará com fabricação nacional a partir do começo de 2015, em uma fábrica da cidade de Araguari, em Santa Catarina.