A BMW apresentou recentemente as mudanças visuais e também algumas novidades mecânicas para as versões M Competition dos SUVs X5 e X6. De acordo com a montadora, dentre as principais mudanças apresentadas nos carros está a adoção de um novo conjunto mecânico com um sistema híbrido-leve de 48 volts no motor 4.4 V8 revisado.

BMW apresenta X5 e X6 M Competition 2024 com motor V8 eletrificado

Em termos visuais, o carro mudou seguindo as alterações de design que já tinham sido apresentadas anteriormente. Na parte da frente, o carro ganho faróis com um modelo mais fino e parachoques com mais linhas retas e ângulos, o que acabam sendo considerados como uma marca registrada da linha M Competition.

Já na parte mecânica, estes dois modelos serão os primeiros com a sigla “M” que passam a utilizar a eletrificação. O carro conta com um motor V8 4.4 biturbo foi revisado, com novo virabrequim reforçado, novo coletor de escape, nova admissão, melhor controle de pressão dos turbos e nova bomba de óleo. Nesse motor, um pequeno motor elétrico ligado ao virabrequim.

BMW apresenta X5 e X6 M Competition 2024 com motor V8 eletrificado

O sistema híbrido será de 48 volts para ajudar a alimentar o sistema como um todo, fornecendo 12 cv adicionais e 20,4 kgfm de torque que serão aproveitados especialmente nos momentos de arrancada. Ao todo, o conjunto vai gerar 625 cv e 76,5 kgfm de torque. Junto, os modelos contam também com um câmbio automático de 8 marchas revisado que deixou a operação de trocas mais rápidas.

Além disso, os caros também contam com suspensão com amortecedores adaptativos melhorados, direção mais direta e diversas configurações de condução, com níveis de atuação do controle de tração e estabilidade e freios de carbono-cerâmica com servofreio elétrico para modular a ação do pedal conforme o modo de condução escolhido. As rodas são sempre de 21" na dianteira e 22" na traseira.

O lançamento no mercado brasileiro deve acontecer no final deste ano ou no começo do ano que vem.