A montadora alemã BMW é uma das que tem os lançamentos mais aguardados pelo grande público, no Salão de Detroit. Sempre que se ventila que haverá um novo modelo dessa montadora, todos ficam alvoroçados e muitas expectativas se formam entre os fanáticos por carros ao redor do mundo todo.

Pois com o BMW X1 não foi diferente. Quando ele foi anunciado, muitos pensaram se tratar de um SUV da marca alemã. No entanto, segundo a própria BMW, ele na verdade representa um plus na categoria, sendo classificado como um SAV (Sport Activity Vehicle). Isso lhe dá então a alcunha de um utilitário esportivo.

E esse carrão que traz a combinação perfeita que equilibra características dos utilitários tradicionais e características dos melhores esportivos do mundo: força, robustez e desempenho impecável.

BMW X1

O BMW X1 tem o diferencial de não se encaixar em praticamente nenhum segmento existente atualmente: ele é visto como sendo pequeno em comparação com a maioria dos SUV presentes no mercado, e também é considerado muito maior e mais robusto do que a maioria dos esportivos similares disponíveis no mercado.

Segundo a montadora, o veículo tem duas versões: o BMW X1 sDrive 18i e BMW X1 xDrive 28i. Ambas com um design rebuscado, que lembra uma perua, mas que combina também a elegância dos melhores sedãs da montadora alemã.

Com uma velocidade máxima de 200 km/h, o carrão da BMW apresenta um consumo de combustível relativamente baixo, o que o coloca como um dos mais econômicos do portfólio da montadora alemã. A versão mais básica, a sDrive 18i, apresenta uma média de consumo de 11,9 km/l. A versão topo de linha, a xDrive 28i apresenta um consumo médio um pouco pior, sendo de 10,1 km/l. Esses números, segundo a própria montadora, são válidos tanto para estrada, quanto para cidade.

214 BMW X1

O BMW X1 apresenta um tanque de combustível com uma boa capacidade, sendo de 63 litros. Como ele pesa mais de 1 tonelada e meia, seus níveis de consumo são de fato relativamente baixos.

Os preços do BMW X1 serão os seguintes para o Brasil: a versão mais básica, a sDrive 18i custará R$ 114.900,00; já a versão mais equipada, a xDrive 28i terá o preço de R$ 174.900,00. Essa diferença se explica especialmente pela potência da versão topo de linha e pelos itens de série, que são em maior quantidade no xDrive 28i.

Como o veículo SAV da BMW não se encaixa em nenhum segmento tradicionalmente visto no mercado automobilístico e por reunir características que o diferenciam de todos os possíveis rivais, é praticamente certo que ele tem tudo para ser um sucesso. Mais um da montadora alemã.