A montadora Lifan, com sede mundial na China, fez uma grande apresentação, recentemente, na qual revelou seus planos para o futuro. O anúncio ocorreu na cidade chinesa de Chongqing, onde fica seu QG. Essa foi a ocasião na qual foram divulgados todos os novos projetos em que a Lifan estará conectada e que farão sua estreia muito em breve em terras brasileiras. Todo esse esforço é em busca de uma nova imagem para a marca e angariar espaços cada vez mais generosos no competitivo mercado nacional de automóveis.

Embora anteriormente tenha sido divulgado que a picape Lifan Foison chegaria às concessionárias Lifan ainda no fim de 2013, as últimas informações dão conta de que suas lojas apenas receberão o modelo em 2014. José Roberto Favarin, que é o vice-presidente da seção brasileira da Lifan comenta que esse pequeno atraso se deve ao fato de que há a exigência de que mesmo os modelos mais simples já saiam com freios ABS e airbags, conforme passa a determinar o Governo do Brasil, a partir do mês de janeiro de 2014 – regra que deverá ser aplicada a todo e qualquer modelo de carro de passeio e comercial leve.

Lifan FOison

Mas o público brasileiro não terá de esperar muito pela Foison. A picape deve chegar até março de 2014. Sua fabricação será uruguaia, com peças enviadas a partir da sede da Lifan, da cidade de Chonqing, China.

Infelizmente, esse atraso não será só negativo para os clientes que estão ávidos por novidades, mas também para a própria Lifan, uma vez que havia planos bastante concretos de abrir mais concessionárias aqui no país, e, com isso, terá de esperar. Para se ter uma pequena ideia, o projeto da marca para 2013 era o de abrir 50 unidades de revenda, mas só conseguirá, de fato, 38 dessas.

Lifan Foison Brasil

A parte positiva é que todas as concessionárias serão compostas de oficina mecânica, o que ajuda a espalhar melhor a assistência técnica. Outro lançamento previsto entre junho e dezembro de 2014 é o do modelo sedã 530, que está sendo aguardado por algum tempo.

A picape dispõe de uma motorização de 1.3 litro, movido a gasolina, com 90 cv de potência e chega a suportar até 800 kg na caçamba. Além dos já citados ABS e airbags, não se sabe que outros equipamentos e acessórios de segurança virão no modelo, embora o ar possa ser opcional. Os preços ainda não furam divulgados oficialmente pela empresa chinesa.