A submarca focada no lançamento de carros de luxo da BYD, Denza, está confirmada no Brasil. Agora, começam a surgir as primeiras informações sobre os carros da empresa que devem chegar por aqui. A empresa chinesa solicitou o registro junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) dos modelos Denza D9 e Denza Z9 GT.
O Denza Z9 GT é esportivo com tamanho de perua e que chama a atenção pela sua potência e também pela sua versatilidade. De acordo com as informações oficiais que são divulgadas sobre esse carro, ele oferece ao condutor mais de 800 cv de potência.
O conjunto mecânico do carro conta com um conjunto híbrido plug-in (com recarga externa). Dessa forma, une o motor 2.0 turbo de 204 cv de potência a outros três propulsores elétricos. Combinados, desenvolvem impressionantes 858 cv, enquanto o torque é de 99,3 kgfm. A autonomia elétrica, segundo a BYD, chega a 200 km no ciclo chinês (CLTC) com o pacote de baterias de 38,5 kWh.
Por enquanto não existe previsão oficial de começo das vendas no Brasil. Na China, ele custa 334 mil yuans.
Já o Denza 09 é o modelo que foi oficialmente apresentado no Brasil no ano passado, durante o Festival Interlagos. É uma minivan de luxo com motor 1.5 turbo de 138 cv de potência e 23,5 kgfm de torque — o mesmo que equipa a BYD Shark – e um ou dois motores elétricos associados. Lá fora, o carro conta com variadas opções, chegando a 300 cv combinados e 58,2 kgfm.
O modelo permite uma configuração para levar até 7 pessoas ao mesmo tempo. Os dados oficiais em relação ao tamanho indicam que o carro possui 5,25 metros de comprimento, 1,96 m de largura e 1,92 m de altura, além de 3,11 m de entre-eixos.