Em 2016, foi lançada a mais nova geração de um dos maiores clássicos de todos os tempos, e com certeza um dos carros mais desejados da atualidade. Aqui estamos falando da sexta geração do Chevrolet Camaro, um muscle car clássico, mas com uma cara reformulada e muita tecnologia em todo seu interior.
O carro começou a ser vendido em junho na América do Norte, e está sendo esperado no Brasil agora nesse segundo semestre, possivelmente uma das atrações do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo que acontece neste mês de novembro.
O carro conhecido por sua participação no filme Transformers ganhou grandes modificações, mas não perdeu nada suas características clássicas, que fazem dele o que é e ser reconhecido por todos. A versão mais básica é conhecida como LT, mas também foram lançadas as versões RS e SS, os motos vão de 2.0 turbo com 275 cv até um V8 6.2 de 455 cv.
Mais leve e mais rápido
Essa nova geração do Camaro está mais leve e muito mais rígida, o que deve deixar a dirigibilidade muito melhor nas curvas. Aliado a nova aerodinâmica, sua cara ficou ainda mais irada e parecendo um verdadeiro transformer.
Tudo isso resultou em um carro cerca de 5 centímetros menor em cada medida, mas os vincos do design deram assim mesmo uma sensação de muito mais robustez do que seu antecessor. Com tudo isso, o carro ficou 90 quilos mais “magro”. Segundo a fabricante, cerca 70% das peças são exclusivas do novo Camaro.
Entre essas novidades parte da mecânica, estão uma nova suspensão multilink com cinco braços na traseira e uma multilink McPherson na dianteira, ambas com uma geometria exclusiva desse novo Camaro.
O motor
Apesar do design, o motor ainda é a alma de um muscle car, e com certeza esse novo Camaro não deixa a desejar nesse quesito. O modelo mais básico, o LT, tem um motor 2.0 Turbo com 275 cv, sendo que o câmbio pode ser tanto manual com seis marchas ou então automática com oito opções e ainda troca pelo volante.
Acima dessa versão temos um motor V6 3.6, esse motor tem nada mais nada menos do que 335 cv de potência e um desempenho muito melhor do que os V6 aspirados naturalmente que estão no mercado, segundo a própria Chevrolet. Esse motor ainda possui tecnologia de injeção direta, tempo de válvulas variáveis e desativação inteligente de cilindros.
Mas a grande estrela apresentada vai equipando a versão top SS. Esse é o motor V8 6.2 LT1, que já havia sido apresentado no Corvette Stingray. Mas claro que houveram algumas modificações, segundo a empresa cerca 20% do motor foi feito especificamente para o Camaro.
Nessas modificações está incluso um sistema tubular em “Y” para o sistema de exaustão e também um sistema de injeção direta muito mais aprimorado. A potência dele é de incríveis 455 cv. Esses números o tornam o Camaro mais potente de todos