A Caoa Chery confirmou nesta semana que vai lançar no mercado nacional o seu modelo elétrico eQ1. Junto com a novidade, a montadora também aproveitou para já postar uma foto com a primeira imagem do modelo que será vendido por aqui, mas ainda mostrando muito pouco do que de fato podemos esperar do veículo.

Caoa Chery confirma primeiro elétrico eQ1 no Brasil
Caoa Chery confirma primeiro elétrico eQ1 no Brasil / Créditos: Reprodução

O modelo Chery eQ1 atualmente é fabricado na China. Por lá, o carro também é vendido sob o nome de “little ant”, o que pode ser traduzido como algo próximo a formiguinha. De acordo com os dados que foram divulgados sobre o modelo, ele conta com 1.005 kg e mede 3.200 mm de comprimento (48 cm a menos que um Kwid), 1.670mm de largura, 1.590 mm de altura e 2.150 mm de distância entre-eixos.

O modelo conta com alguns diferenciais para deixar ele mais leve e potente. A estrutura do carro, por exemplo, e feita em alumínio. Já o conjunto mecânico do modelo é conta com um motor elétrico de 31 kW (41 cv) de potência e 12,2 kgfm kgfm de torque máximo aliado a uma bateria de 38 kWh, suficiente para que o carrinho de tração traseira acelere de 0 a 50 km/h em apenas 6 segundos - a velocidade máxima é limitada a 100 km/h e a autonomia é de 301 km (NEDC) com uma carga - uma versão com mais potência e maior capacidade da bateria não está descartada.

Caoa Chery confirma primeiro elétrico eQ1 no Brasil
Caoa Chery confirma primeiro elétrico eQ1 no Brasil / Créditos: Reprodução

A montadora informa ainda que a potência de carregamento do carro é de 7 kW em corrente alternada e até 60 kW em corrente direta. O modelo consegue ter a sua bateria carregada de 0 a 80% em apenas 30 minutos em um carregador modelo rápido.

O modelo conta ainda com uma série de recursos tecnológicos, tais como volante multifuncional, sistema de informação e entretenimento com tela vertical de 10", conectividade com smartphones e comandos de voz, inteligência artificial, carregamento de smartphone sem fio, USB, botão de partida, chave remota e ar-condicionado automático com filtro de ar PM2.5.

Por enquanto o carro ainda não tem uma data definitiva para chegar ao mercado brasileiro.