A marca Caterham, empresa inglesa que é especializada em carros esportivos de perfil mais leve, apresentou, faz pouco, seu novo – e interessantíssimo – conceito: trata-se do AeroSeven Concept, que é um estradeiro com motor de fabricação Ford, que tem uma aceleração, de 0 a 100 km/h, em até 4 segundos. Esse novo modelo foi apresentado no Grande Prêmio de Cingapura, no dia 20 de setembro.

Esse modelo é uma grande homenagem, bem futurista, aos modelos Seven tradicionais, ao mesmo tempo em que se trata de inspiração para uma versão de modelos de produção – que tem elementos de seu visual, que remetem a carros especiais, tais como: Aston Martin CC100, McLaren Stirling Moss, Mercedes-Benz SLR, mexicano VUHL 05 e Jaguar Project 7 - e outro, feito em parceria com a montadora francesa Renault, destinado a ser carro feito em série pela marca inglesa.

AeroSeven

Um roadster – ou estradeiro – é muito especial, pois proporciona, a quem for que o conduza, vento no rosto, boas acelerações em nível próximo ao do piso. Contudo, a principal característica é a de esse modelo conseguir resultados de velocidade incríveis, mesmo não apresentando uma motorização tão espetacular – na verdade é até bem comum.

Seu design é o que mais chama a atenção de quem aprecia esse modelo: com sua grade frontal muitíssimo destacada, apresenta faróis em LED potentes e também um tipo de exaustão bastante peculiar, cujo escape está interligado a seu para-lamas.

Sua aceleração, de 0 a 100 km, pode ser atingida em um período inferior a 4 segundos. Certas tecnologias utilizadas pela equipe de Fórmula 1 Caterham, também estarão no carro AeroSeven Concept, tais como, os exclusivos controles de partida e de tração, alem do próprio gerenciamento do motor.

AeroSeven Concept

Sua motorização é do tipo Ford Duratec, com dois litros, e 237 cv de potência, além de 8.500 rpc e, mesmo assim, o modelo faz voo baixo. Isso é possível por características como um câmbio, de quatro marchas, manual, e um pneu de 15’’, além de um peso que é inferior ao de um modelo Uno Mille, da FIAT, o que faz com que ande muito rápido. A carroceria desse modelo é totalmente em fibra de carbono, o que garante tal leveza – e sua consequente destreza na pista.

 O belo Caterham AeroSeven será produzido, segundo fontes, a partir do último trimestre do ano de 2014. Há ainda perspectiva de se fazer outro modelo, em parceria com a Renault, que será apresentado em 2016.