Tanto o público brasileiro quanto o consumidor que vive nos Estados Unidos têm uma expectativa bem próxima em relação à linha S10 da montadora Chevrolet, ou seja: os dois grupos desejam fortemente que surja logo uma geração nova dessa picape tão popular – sobretudo no Brasil.

Atendendo a todo esse “clamor” dos consumidores dos dois países – que, juntos, geram grande parte da receita mundial da montadora, pertencente ao grupo empresarial norte-americano General Motors – a Chevrolet apresenta publicamente, pela primeira vez, a nova geração dessa picape de tipo médio: a Chevrolet Colorado. O momento escolhido para fazer tal “aparição” foi o Salão do Automóvel de Los Angeles, nos Estados Unidos – que foi aberto no dia 23 de novembro de 2013. Esse lançamento é exclusivo ao público norte-americano.

Curiosamente, o fato de haver lançamentos distintos nos dois países remete à tendência da Chevrolet ao longo na década de 1990, que se dedicava a esse tipo de produção diferenciada. Embora haja grande distinção entre os projetos, o Colorado se iguala tanto na área lateral, quanto na traseira.

Chevrolet Colorado

Para os Estados Unidos, essa picape S10 havia saído de linha no ano de 2012. Isso ocorreu, porque tais picapes médias não são tão queridas por aquele público – o que, diga-se de passagem, fez até mesmo a Ford e a RAM descontinuarem suas produções desse tipo de veículo no país.

Contudo, esse retorno aos holofotes da família S10 fez com que fosse adotada uma estratégia de marketing intensamente agressiva para divulgar o Colorado, fazendo uma aproximação pouco vista com os utilitários – tanto da própria Chevrolet, quanto da GMC, que visam um perfil de carros utilitários fullsize – esses sim, muito populares na América.

Tanto na Ásia quanto no Brasil o design dessa S10 é mais “fluido”, ou seja com linhas mais sinuosas, frente achatada, sobre a qual ganham mais destaque a grade dupla e seus faróis, muito mais robustos. 

Chevrolet Colorado 2014

A empresa espera que o público norte-americano se renda, dessa vez, haja vista que, naquele país, essa picape é bem mais barata, caso seja comparado seu valor ao do mesmo modelo vendido no Brasil, facilitando o acesso daquele consumidor ao veículo. Possivelmente, a popularidade brasileira desse carro, faz com que o preço se eleve – além, é claro, da altíssima carga tributária federal.

Com a reestilização da Chevrolet Colorado, o interior ganhou detalhamento maior das peças plásticas, para aperfeiçoar o aspecto visual, que tanto foi criticado na geração anterior, pelos americanos. Em termos de motorização, em nível básico, há um 2.5, de 16V, movido a gasolina, com 193 cv de potência total, além de um torque de 25,3 kgfm, que entra em cena aos dois mil giros do carro.

Já a S10 brasileira é, acima de tudo, impressionante em termos de poder de fogo: seu motor é um turbodiesel, com 200 cv e51 kgfm de torque total; ou ainda um 3.6 6V, 302 cv e um torque de 37,3 kgfm.