A Chevrolet sempre foi uma marca especializada em carros grandes. Ela gosta de uma mecânica robusta, com carros grandes especializados em conforto e muito luxo. Na década de 1950, a Chevrolet se especializou em carros de família que eram a gênese do American Way of Life, o Impala é um dos grandes exemplos desse tipo de carro, luxuoso e imponente que conquistou muitos com seu estilo rebuscado e seu tamanho. A Chevrolet juntamente com a Ford, outra marca igualmente icônica e uma concorrente de peso, dominou esse seguimento de carros grandes.
Veio à crise de 1973, a chamada Crise do Petróleo. Desencadeada por conflitos ocorridos no Oriente Médio, o preço do petróleo logo subiu, o que consequentemente elevou o preço da gasolina. Era o fim da era dos grandes carros e o início da era dos carros econômicos. Eles já eram tendência na Europa, onde os carros luxuosos e americanos nunca fizeram sucesso, por uma questão de gosto e de estilo europeu, que ao contrário de alguns outros é um povo mais desapegado quando a valores materiais, assim eles acabam preferindo em sua grande maioria os carros pequenos e econômicos.
Nos Estados Unidos, esse novo conceito de carro deu abertura para a chegada da Volkswagen e de carros pequenos da Chevrolet e da Ford. Um novo conceito também se desenvolveu, o de SUV, o utilitário que é o carro que serve tanto para a estrada como para a cidade, além de transitar para o off-road com muita facilidade. Nos últimos anos, com o crescimento da categoria, o SUV passou a ser um carro cada vez mais procurado pelas famílias, por ser espaçoso e de muito bom consumo acaba sendo ótima opção quando a questão é e relação custo benefício. Além disso, o SUV tem um bom desempenho e não tem muita manutenção, já que é um carro prático e aderente as diversas necessidades.
A família Corsa começa já na década de 1990, um pequeno carro que apareceu na Europa e surgiu por aqui no Brasil. A Chevrolet queria o substituto ideal do seu Chevette, o inesquecível popular da GM, e para isso resolveu trazer o Corsa, o pequeno carro bola para cá. Um sucesso de vendas, hoje ele está um carro muito mais encorpado. A Ford também trouxe sua versão, o Fiesta, e inovou mais ainda quando trouxe o Ford Ecosport, a primeira versão crossover de um carro de passeio. É considerado um pequeno utilitário, ou seja, um pequeno SUV mencionado acima, um carro que pode atender tanto o segmento off-road como apresentar bom desempenho na cidade. O Ecosport até hoje é um sucesso de vendas no mundo inteiro, tanto que chamou a atenção da concorrência em todos os lugares.
A Volkswagen apostou em dois modelos para concorrer com a Ecosport: o Crossfox e a SpaceCross. Não foram muito bem nas vendas, mas continuam como modelos off-road que prometem incomodar por enquanto o reinado da Ecosport. O Weekend Adventure é outro que também compete com a Ecosport, mas por ser uma SW, não tem o mesmo apelo, o mesmo que acontece com a SpaceCross.
Para 2013, a GM promete inovar, trazendo uma concorrente de peso que possa ameaçar o reinado de anos da Ecosport no mercado brasileiro como o único crossover de preço acessível, o Mokka, também chamado de Chevrolet Trax, derivado do Novo Corsa.
A apresentação e os atrativos do Trax
A apresentação do modelo foi no Salão Automóvel de Genebra, que foi de 6 a 18 de Março de 2012. Com design inovador, seguindo a tendência de linhas verticais e ousadas do novo corsa, o Mokka, como foi chamado assim pela Opel, a correspondente da GM na Europa, onde ele será lançado primeiro, terá preço na versão de entrada com o motor 1.6 de 115 c.v. de 18,990 euros, o equivalente a R$ 47.600,00. É a estreia da Opel nesse segmento, o dos crossovers pequenos, e aqui no Brasil tem tudo para fazer muito sucesso.
Usando da plataforma do Novo Corsa, que já está disponível aqui no Brasil, o Mokka, que por aqui poderá se chamar Trax ou Enjoy, terá um comprimento total de 4,28 metros, cinco lugares de lotação, e versões com tração às quatro rodas ou tração às rodas dianteiras, dependendo da versão que for escolhida.
As opções de motores são diversas, todas com a tecnologia GM Start/Stop. O motor a gasolina inclui o 1.6 “atmosférico” de 115 c.v. e o novo 1.4 Turbo de 140 c.v., com binário máximo de 200 Nm. Já a alternativa a diesel é o motor 1.7 CDTi de 130 c.v. de potência e 300 Nm de binário, uma vez que o 1.3 CDTi foi considerado muito fraco para o peso do modelo. Tanto o 1.4 Turbo como o 1.7 CDTI podem ter acopladas caixas automáticas de seis velocidades, o que melhora seu desempenho em grandes velocidades.
Além disso, o Mokka está equipado com uma série de equipamento de segurança, como Programa Eletrônico de Estabilidade (ESC), Controle de Tração (TC), Assistência ao Arranque em Subidas (HSA) e Controle de Estabilidade em Descidas (HDC), todos os programas efetivos para garantir estabilidade.
As opções de acessórios são completas e inclui controle de estabilidade, controle de tração, ABS, EBD, sistema stop/start, assistente de partida em rampas, seis airbags. Chevrolet MyLink sistema multimídia (navegador, USB, Bluetooth, controle por voz) com acesso a múltiplas aplicações em versões mais avançadas, controle de temperatura automático, cruise control e computador de bordo, entre outras. O modelo ainda não foi comercialmente vendido na Europa, e a previsão é que para o início desse ano de 2013 ele seja vendido por lá, com a marca Opel e com o nome Mokka. Nos Estados Unidos ele será o Chevrolet Trax.
O nome do SUV compacto da GM no Brasil será Tracker. O carro pode competir de igual para igual com a Ecosport, e ser um SUV compacto a agradar quem procura um modelo desse tipo, só que mais barato. O preço deve ficar em torno dos R$ 50.000,00 a R$ 60.000,00, a mesma faixa de preço do seu concorrente maior e da SpaceCross. Não há previsão de vendas.
O interior seguirá a tendência do novo Chevrolet Onix, incluindo a nova central multimídia MyLink. O painel de instrumentos mescla digital com analógico.