A Citroën revelou nesta semana o seu mais novo SUV Cupê Basalt, que está confirmado para ser lançado em diversos países da América Latina, incluindo o Brasil. O carro que foi mostrado pela montadora francesa ainda está sendo tratado como um conceito, chamado “Basalt Vision”, mas deve ser muito próximo ao modelo de produção.
O carro será construído a partir da plataforma C-Cubed, que é a mesma que deu origem para os modelos C3 e C3 Aircross. As inspirações de design acabaram sendo, claramente, vidas do Citroën C4 X. Mas ele chega com alguns elementos diferentes para uma identidade própria.
O novo Basalt terá um para-choque frontal com a parte central pintada na cor do carro. O modelo também contará com elementos quadrados para as tomadas de ar, além de um nicho dos faróis de neblina que acabaram ficando mais marcados. Na lateral, chamam a atenção as molduras das caixas de roda com cantos vivos e pintados em preto brilhante.
Na parte de trás, o Basalt tem um caimento que lembra os que são encontrados nos modelos de três volumes, mas que acaba criando um aerofólio integrado à tampa do porta-malas. A tampa fica mais marcada, com destaque para um vinco que integra as luzes das lanternas inéditas, que são de LED.
A montadora ainda não divulgou imagens internas do carro e nem confirmou as informações mecânicas. Mas tudo indica que ele terá motor 1.0 GSE Turbo, T200, que gera 130 cv e 20,4 kgfm, e estará sempre combinado ao câmbio CVT com simulação de sete marchas.
Ele deve ter uma significativa melhoria na lista de equipamentos quando comparado com os modelos irmãos, incluindo a presença da chave presencial, o que ainda não tinha acontecido com nenhum modelo feito com a plataforma C-Cubed.