A Citroën divulgou nesta semana novas informações sobre o Basalt, modelo de SUV cupê que será o seu próximo grande lançamento no mercado brasileiro. A empresa francesa vai disponibiliza uma versão que terá motor turbo como principal atração do conjunto mecânico.
O propulsor escolhido é o mesmo presente em outros carros do grupo Stellantis, o 1.0 Turbo 200 flex. Nos carros com esse propulsor a entrega normalmente fica em 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque quando ele utiliza o etanol como combustível. Além disso, normalmente as versões com esse motor são lançadas junto com câmbio automático CVT com simulação de 7 marchas.
Muito provavelmente a montadora repita essas configurações e esses dados técnicos no Basalt, apesar dos dados ainda não terem sido divulgados oficialmente. Além disso, espera-se que essa versão seja uma das mais caras do Basalt. Por enquanto o motor que será utilizado nas versões mais baratas ainda é um mistério.
Algumas informações que circulam pelos bastidores e também de acordo com alguns flagras, as versões mais baratas do Basalt devem chegar equipadas com motor 1.0 Firefly da Stellantis, na sua forma aspirada, o que deve gerar algo em torno de 75 cv de potência e 10,7 kgfm, também abastecido com etanol. O câmbio, nestas versões, deve ser manual de 5 marchas.
O novo Basalt terá fabricação nacional, na planta da montadora instalada na cidade de Porto Real, no Rio de Janeiro. O lançamento deve acontecer ainda neste ano de 2025.