Um dos carros que está sendo mostrado como uma grande novidade no estande da Citroën é o DS4, uma das novas tentativas da montadora de ter um carro mais descolado e refinado. É um segmento de mercado muito promissor, principalmente em países emergentes como o Brasil. Afinal de contas, o segmento dos novos ricos está em crescimento, com vários jovens conseguindo alcançar status que antes seus pais demoravam mais anos para conseguir . E estes jovens estão cada vez mais investindo em carros que misturem juventude com luxo.

Citroën DS4

Algumas aspectos relacionados ao design do veiculo também são muito interessantes, e devem impressionar principalmente aqueles que são mais atentos para os detalhes. Por exemplo, algo interessante no carro é que nele aparecem duas letras estilizadas da sigla do carro, que faz uma referencia direta ao modelo de luxo que já virou clássico. O design realmente conseguiu ficar muito interessante, uma mistura muito pertinente entre o clássico e o moderno, sendo que neste carro a divisão entre estes dois aspectos não deixa o carro como se fossem duas partes diferentes em um mesmo veícul. A união realmente é muito harmoniosa.

Podemos dizer que o DS4 é um descendente direto do DS3, que nada mais é do que a versão C3 francês, que acaba ficando em um caminho intermediário entre um carro compacto esportivo e um hatch pequeno, só que mais luxuoso do que a maioria dos carros do seu segmento. Mas na época do lançamento a marca já estava mirando um público mais jovem que buscava um carro diferenciado, mas ao mesmo tempo que tivesse alguns itens de luxo. Mas na época do lançamento do DS3, ele acabou agradando bastante sem precisar evoluir muito, mas com o DS4 a montadora resolveu adotar uma estratégia diferente, mudando muitas coisas de uma geração para outra.

Mudando de categoria

Todas estas mudanças acabaram fazendo com que o carro mudasse de categoria de um modo geral, sendo que suas linhas de design gerais lembram muito o DS High Rider, que foi apresentado como um carro conceito mostrado pela primeira vez para o grande público durante o Salão de Genebra 2010. A montadora, ao invés de seguir as mesmas linhas das gerações anteriores, as mudanças foram realmente radicais, incorporando algumas formas bastante distintas e que acabaram diferenciando ele de um modo geral dos outros carros. O carro diminui de tamanho, cerca de 6 Cm no comprimento. Em compensação, acabou ficando um pouco mais alto, cerca de 4 Cm e também ganhou um pouco mais de distancia do solo, o que pode não agradar muito os amantes de veículos mais rebaixados.

Citroën DS4 - Lateral

Em linhas gerais, muitas pessoas poderão encontrar semelhanças com os modelos Cupê, já que ele ganhou alguns detalhes que são característicos deste segmento, como as maçanetas ocultas e também o para-brisa prolongado. Além disso, o veículo ganhou rodas com liga aro 19, que realmente deixou o carro ainda mais bonito. E não foi apenas no design externo que a montadora deu uma boa alterada, mas, no design interno algumas mudanças também foram feitas, principalmente no acabamento dele, já que o carro ganhou mais alumínio e couro no seu acabamento. Estes detalhes podem ser percebidos ao redor dos instrumentos do painel, que receberam contornos cromados, ou no volante que foi feito de couro, da mesma forma que o câmbio também foi feito de couro. Quando a pessoa entra no carro ela pode simplesmente esquecer que está em um veículo compacto, ou subcompacto.

Esportivo no desempenho

Mas é claro que a montadora sabe que não basta simplesmente mexer no design do veículo para que ele possa convencer como um veículo do segmento esportivo. O DS4 também recebeu algumas importantes alterações no seu desempenho de um modo geral para conseguir realmente fisgar este perfil. E um dos pontos que também recebeu algumas alterações importantes e que está diretamente relacionado ao desempenho é o conjunto de suspensão, que acabou ganhando uma regulagem mais dura, o que deve agradar principalmente os motoristas que gostam mais de uma direção esportiva.

Citroën DS4 - Painel

O motor que pode ser encontrado neste novo DS4 é um 1.6 turbinado desenvolvido em conjunto pela Peugeot-Citroën e pela BMW. A versão mais potente do carro que está sendo lançado nos próximos meses no mercado europeu terá 200 Cv e é igual ao do Peugeot RCZ. Além disso completam a família DS4 mais duas configurações, uma de 118 e outra de 152 Cv.

Confira mais algumas imagens do carro:

  • Galeria: Foto 1 de 3
    Galeria: Foto 1 de 3
  • Galeria: Foto 2 de 3
    Galeria: Foto 2 de 3
  • Galeria: Foto 3 de 3
    Galeria: Foto 3 de 3