E os brasileiros ainda nem se acostumaram o Citroën DS4 e já podem conferir no Salão do Automóvel de São Paulo um outro membro desta família de carros, que já está sendo considerada uma das mais charmosas da França. O lançamento do DS5, na verdade, não está sendo considerado uma evolução propriamente dita dos modelos que estão sendo lançados, mas sim um novo carro que forma uma espécie de tríade da família do DS. O DS5 será um carro que vai fazer companhia ao hatch compacto DS3 e ao hatch médio DS4. Mas para as pessoas que estão sempre querendo classificar os lançamentos do mundo automotivo, neste caso poderá não ter uma tarefa muito fácil. O carro realmente apresenta uma série de características distintas, colocando ele em um local entre um hatch, uma perua, e também de SUV.

Citroën DS5

Comparando o design dele com o C5, por exemplo, podemos perceber algumas mudanças interessantes, já que os dois dividem a mesma base para construção. Por exemplo, os para-choques são mais envolventes e também mais estilizados, tentando dar uma cara mais única para este modelo. O carro também ganhou mais altura do solo, mudança que também pode ser percebida no DS4 e que está diretamente relacionado ao esquema de suspensão do veículo e seu desempenho nas estradas. Além disso, o vidro traseiro também ganhou um formato mais arredondado. A montadora também destaca uma série de elementos destinados a melhorar a aerodinâmica do veículo de um modo geral.

Acabamento Interno de primeira

Mas o carro realmente ganha muitos pontos quando é analisado em seu design interno. Afinal de contas, uma das grandes características destes novos modelos da família DS é que a montadora não esta poupando esforços no acabamento interno, com itens luxuosos. Mas a montadora não está preocupada apenas em colocar uma série de itens de alumínio e couro dentro do carro, mas também se preocupa muito com a montagem do interior do veículo. Por exemplo, os modelos mais luxuosos apresentam um banco de couro com costura dupla, que é encontrado muito mais facilmente nos veículos premium. Outro elemento do interior do carro que acaba chamando muito a atenção é o painel diferenciado, com revestimento de couro.

Citroën DS5

Outro destaque também é o enorme alçapão que fica entre os dois bancos da frente e o largo console central, que pode ser utilizado para os motoristas colocarem um laptop ou um espaço para guardar uma bolsa feminina, por exemplo.

Aliás, é justamente no espaço entre os bancos que o carro mostra os seus genes SUV, principalmente na altura dos bancos, que são 4cm acima do nível de um banco C4. Apesar de ser mais alto que o modelo citado acima, ele também pode ser considerado mais baixo do que outros carros mais focados neste segmento de utilitário, com o C4 Picasso. O carro ainda apresenta algumas saídas de ventilação muito pertinentes e também uma vidros traseiros que abrem sem problemas, diferente do que é visto em outros modelos do mesmo segmento.

Citroën DS5

Um detalhe interessante do interior do carro está diretamente relacionado ao volante do veículo, já que ele acaba tendo uma direção bem mais vertical, o que geralmente é visto nos modelos mais esportivos, principalmente nos Cupê. Além disso a montadora colocou no DS5 um sistema eletro-hidráulico diferenciado, que torna a experiência de dirigir mais confortável e suave, e com muita precisão. Realmente a experiência de dirigir um DS5 pode ser considerada única, pois o desempenho dele consegue ser muito próximo ao de um esportivo, mas com todo aquele espaço e conforto para os passageiros.

Motores Híbridos

O DS5 terá um motor 1.6, que será vendido em duas configurações diferentes, sendo que na primeira a potencia geral do carro é de 155 Cv e na outra a potencia de um modo geral é de 200 cv. A montadora declarou que o grande objetivo da marca era criar uma experiência para o motorista semelhante a de dirigir um carro movido a diesel, com algumas doses generosas de torque em baixo giro - são 24,5 mkgf a 1400 rpm e 28 mkgf a 1700 rpm, respectivamente. A tecnologia que está sendo utilizada neste novo motor realmente é de ponta, misturando uma tecnologia que foi conseguida através de todo o conhecimento que a Citroën conseguiu assimilar da BMW.

Mas a montadora realmente está dando muito destaque do modelo versão Hybrid4, que será a primeira vez que estará sendo utilizado um motor híbrido diesel num automóvel de série, e que chegará ao mercado, de acordo com o cronograma, antes ainda do que outros carros que há haviam sido anunciados, como o Peugeot 3008 Hybrid4, que usa tecnologia igual.

Confira a galeria de fotos do DS5:

  • Citroen DS5 Galeria - Foto 1
    Citroen DS5 Galeria - Foto 1
  • Citroen DS5 Galeria - Foto 2
    Citroen DS5 Galeria - Foto 2
  • Citroen DS5 Galeria - Foto 3
    Citroen DS5 Galeria - Foto 3
  • Citroen DS5 Galeria - Foto 4
    Citroen DS5 Galeria - Foto 4
  • Citroen DS5 Galeria - Foto 5
    Citroen DS5 Galeria - Foto 5
  • Citroen DS5 Galeria - Foto 6
    Citroen DS5 Galeria - Foto 6
  • Citroen DS5 Galeria - Foto 7
    Citroen DS5 Galeria - Foto 7
  • Citroen DS5 Galeria - Foto 8
    Citroen DS5 Galeria - Foto 8