A Toyota está estudando fazer uma mudança radica em um dos seus carros mais clássicos, o Corolla. Mas a expectativa é que a mudança seja muito maior do que a já prometida para o carro que será vendido este ano no Brasil, já projetando o lançamento do veículo para o início de 2014. E tudo indica que o novo projeto será mais ousado do que todos os já lançados para o veículo até o momento. E as pistas começaram a surgir durante a última edição do Salão de Detroit, nos Estados Unidos.

Toyota Corolla 2015

Durante a edição do grande evento norte-americano que aconteceu durante o último mês de janeiro, ficou claro que a montadora está pensando em mudanças bem incisivas para a nova geração do veículo. E para isso tudo indica que o conceito que foi apresentado no salão, chamado de Corolla Furia, realmente será levado adiante pela montadora. Mas a montadora ainda dá apenas algumas pistas, fugindo das informações completas. Por lá, o carro foi apresentado apenas como um exercício de estudo de estilo.

Mas apesar de ser somente um estudo, ele realmente conseguiu chamar bastante atenção, sendo que ele acabou se tornando mais procurados do que muitos lançamentos grandes que estavam sendo apresentados por lá, o que mostra que talvez a montadora esteja indo pelo caminho certo em termos de testes de desenho do novo carro. O carro mostra que a Toyota pretende lançar uma futura geração do Corolla que vai fugir muito daquilo que o consumidor está acostumado, algo sempre muito arriscado de ser feito, ainda mais quando consideramos um modelo tão clássico assim como o Corolla.

Em linhas gerais, percebe-se que a montadora pensa em um design muito mais arrojado para o seu Corolla do que os vistos até o momento. Na verdade, não se trata apenas de uma mudança relacionada ao modelo em sí, mas realmente o carro está ganhando uns contornos que há muito tempo não se via em nenhum outro lançamento da Toyota, nem mesmo em outros carros conceitos apresentados em eventos passados recentes. E de acordo com algumas fontes que estão próximas das grandes decisões da marca, tudo indica que um dos mercados que serão considerados chaves para a venda da nova geração de carros será justamente o Brasil.

Corolla Furia

Durante a apresentação do conceito para os visitantes e também para os jornalistas que estavam cobrindo o evento, o discurso sobre o conceito acabou variando de acordo com a fonte, mas no fina a maioria já concordava que não tinha o porque manter tamanho mistério ao afirmar que os desenhos que estavam sendo ali vistos realmente estão sendo estudados como um caminho em potencial que poderá ser seguido para a próxima geração do Corolla. Além disso, a maioria dos diretores da empresa que circulavam pelo salão estavam bem otimistas e felizes com o conceito, falando que este será um retrato que a maioria das pessoas não esperavam encontrar para o novo Corolla.

O protótipo podemos perceber em diversos segmentos do carro que ele traz um visual realmente muito interessante e arrojado para o modelo. Na frente os faróis estão bem amis estreitos do que estamos acostumados nas gerações do Corolla que foram lançadas até o momento. Além disso, o carro também está com vincos na carroceria. As curvas de um modo geral são mais fluidas, o carro quase não apresenta divisões em suas partes. O capô também está mais curto do que o apresentado nas versões atuais do veículo. Já a traseira também está mais esportiva, com lanternas em LED que foram colocadas em forte de seta, além de uma s saída do escapamento cromado e detalhes do carro em fibra de carbono.

Apesar de tudo indicar que boa parte do acompanhamos no carro conceito realmente serão encontrados na nova geração do Corolla que será lançada em 2015, não podemos esquecer que o que foi apresentado ainda é um conceito, e portanto muita coisa ainda poderá ser modificada. Os diretores da montadora, durante o Salão de Detroit, não especificaram datas para mostrar ao mundo como será a nova geração de um dos carros mais vendidos do mundo no seu segmento, mas adiantaram que será em breve. De acordo com alguns levantamentos feitos, a previsão de lançamento da 11ª geração é para março de 2014. Com algumas diferenças em relação ao modelo a ser vendido nos EUA no fim deste ano, o que deixará nosso sedã mais parecido com o conceito Furia.

Aprendendo com os erros

Analistas do mercado automotivo apostam que a montadora, ao apresentar um estilo mais ousado para o Corolla, estaria mostrando que aprendeu com os erros do passado. Isso porque a Honda acabou tendo um péssimo resultado de venda nos Estados Unidos depois que fez a sua última reestilização do Civic. Na época, analistas, publicações e até mesmo os consumidores acusaram o lançamento de ser um retrocesso, ao invés de apresentar um avanço no segmento.

A Honda também entendeu o erro e teve que assumir isso publicamente ao lançar as pressas uma espécie de plástica com o lançamento de outro modelo as pressas, muito antes do que estava previsto. Além disso, a montador também está correndo atrás do segmento de jovens que ainda não aderiram a marca para mirar em outros públicos.