Quais são as opções atualmente no Brasil para o consumidor que deseja comprar um carro novo e quer gastar apenas R$ 20 mil? Parece que suas opções seria juntar mais dinheiro ou comprar um carro semi usado. Pois imagine se no Brasil você conseguisse comprar não apenas um carro novo, mas um carro novo que apresenta um excelente desempenho nas pistas e que está sendo elogiado por boa parte da imprensa local. Os ingleses não precisam imaginar, já que eles podem comprar o novo Dacia Sandero por cerca de 6 mil libras, o que daria aproximadamente os 20 mil reais que falamos no início.

Dacia Sandero 2013

O preço de entrada do carro que está sendo lançado na Inglaterra realmente pode fazer algumas pessoas olharem com desconfiança, mas tudo indica que este será o melhor investimento em termos de custo benefício que os europeus poderão fazer este ano. O melhor de tudo é que o carro não é apenas barato, mas boa parte da imprensa que está fazendo a avaliação do veículo está realmente gostando muito do desempenho do carro. Alguns testes foram feitos com a nova geração do hatch que chegará ao Brasil no segundo semestre de 2013.

Motor que surpreendente

Um dos pontos chaves destas avaliações que estão sendo feitas do novo Dacia Sandero é em relação ao motor do carro, que está sendo muito elogiado.  Trata-se do mesmo motor compartilhado que pode ser encontrado no novo Clio 4. De acordo com as informações que estão sendo divulgadas pela montadora, a unidade triclíndrica com turbo gera 89 cv de potência, suficientes para acelerar de 0 a 100 km/h em 11,1 s, o que realmente pode ser uma marca interessante para este segmento.

O motor realmente tem um baixo nível de ruído em ponto morto  leves nas acelerações, sem apresentar as vibrações que acabam sendo mais características deste tipo de motor. Mas quando o motorista arrisca uma esticada de marcha até o limite de giros o propulsor começa a mostrar que pode não ser tão suave assim sempre.

Console central Dacia Sandero 2013

Em compensação, definitivamente o Sandero não é um carro para quem gosta das altas velocidade. E isso não é uma novidade desta nova edição do Sandero, já que isso também podia ser percebido nas edições anteriores do carro. Quando o carro está em alta velocidade o motorista pode sentir uma certa demora entre o ato de girar o volante do carro e o carro realmente virar, o que pode causar uma sensação bem desagradável, já que os motoristas com reflexos mais rápidos tendem a virar ainda mais o volante por acreditar que o carro não vai obedecer ao seu comando.

Além disso, durante as curvas os motoristas também poderão sentir que o carro inclina demais . Mesmo assim, para velocidade média, o carro continua tendo uma direção macia e confortável de acordo com a avaliação de algumas revistas. Outros destaques que acabam sendo avaliados e ganharam destaques foram os freios ABS, o controle de estabilidade e quatro airbags são de série em toda a linha.

Design básico

Em  relação ao estilo e ao design do carro não se pode esperar muito de um carro que custa 6 mil libras no mercado inglês. Realmente a Dacia apostou em um projeto de baixo custo, e isso fica mais evidente quando as pessoas passam a analisar o acabamento tanto externo quanto interno. Mas é importante ressaltar que não existe nada de mal feito ou que realmente possa comprometer o veículo. Ele simplesmente é um projeto comum, nada mais do que isso.

Sandero 2013Podemos perceber que a montadora reaproveitou algumas peças de outros carros neste lançamento do novo Sandero da Dacia. Por exemplo, fica claro que as janelas são as mesmas que estão presentes no logan e também no Duster. Com certeza, o carro não poderá vencer nenhuma competição de carro com visual mais inovador e com as linhas mais arrojadas do mundo, mas com certeza também não vai decepcionar e ofender ninguém. Algumas pessoas podem até acreditar que este modelo está mais interessante do que a versão atual que pode ser encontrada a venda no Brasil.

Dentro do carro alguns testes chegaram a dizer que realmente o visual está melhor do que era esperado por muitos, ainda mais quando se pensa no preço do carro. Os plásticos que são utilizados para cortar custos no painel são bem simples, mas a Dacia conseguiu dar neles um acabamento que não deixa com aquele brilhos dos modelos mais pobres. Os consumidores ainda podem encontrar dentro do carro acabamento com aplique grafite em torno do console central que deixou o visual bastante elegante , mesmo que as curvas meio quadrados deixem ele com um visual da década de 90.

Uma outra característica interessante do Sandero conseguiu ser mantida neste novo modelo do veículo, que é o espaço que pode ser encontrado tanto para o motorista quanto para os passageiros. De acordo com as informações que podem ser encontradas nas avaliações, pelo menos três adultos se acomodam se problemas no banco traseiro. O porta-malas desta edição possui capacidade total de 520 litros, que é 54 litros a mais do que a capacidade do Novo Clio.

Os itens que podem ser encontrados de série no carro são bem simples, sendo que os modelos mais caros oferecem kits de opcionais como ar-condicionado, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos e CD player com Bluetooth e entrada USB, além de rodas aro 15. Algumas configurações contam ainda com uma central de entretenimento, que conta com GPS na tela de sete polegadas instalada no centro do console. O sistema é semelhante ao já oferecido pelo Duster no mercado brasileiro, e também estará disponível no novo Sandero nacional.

Carro no Brasil terá motor O sistema é semelhante ao já oferecido pelo Duster no mercado brasileiro, e também estará disponível no novo Sandero nacional. O lançamento por aqui deverá acontecer somente no segundo semestre de 2013 e o preço ainda não está confirmado.

Confira mais imagens:

  • Dacia Sandero 2013 - Foto 1
    Dacia Sandero 2013 - Foto 1
  • Dacia Sandero 2013 - Foto 2
    Dacia Sandero 2013 - Foto 2
  • Dacia Sandero 2013 - Foto 3
    Dacia Sandero 2013 - Foto 3
  • Dacia Sandero 2013 - Foto 4
    Dacia Sandero 2013 - Foto 4
  • Dacia Sandero 2013 - Foto 5
    Dacia Sandero 2013 - Foto 5