A japonesa Daihatsu, desde o ano de 1999 um braço da Toyota, se notabilizou por fabricar carros pequenos e médios. Ultimamente tem tomado o mercado com grandes novidades, como uma estratégia de crescer seu volume de vendas, tornando-o mais expressivo.

Um dos principais exemplos desse fato é que, 7 dias depois de a imprensa especializada espalhar toda a sorte de projeções sobre seu conversível Copen, a montadora desfaz esse enorme mistério e finalmente revela seu Kopen Concept.

Esse será o modelo o qual a Daihatsu irá investir muitas fichas, no Salão do Automóvel de Tóquio – que abriu no sábado, dia 23 de novembro e segue até o dia primeiro de dezembro – fazendo nova incursão no terreno dos carros-conceito, com esperança de que tal inovação faça com que o nome Daihatsu ganhe ainda mais valor de mercado, em nível internacional.

Kopen Concept

As novidades, entretanto, não param por aí, de forma alguma: a Daihatsu irá expor duas variações de seu Kopen Concept a XMZ e a RMZ. A primeira apresenta uma carroceria absolutamente arrojada, pensada especialmente para aqueles condutores que amam carros para percursos aventureiros. Tanto a RMZ quanto a XMZ contarão com dimensões semelhantes, ou seja: 1.48 m de largura, 3.40 m de comprimento e 1.28 de altura.

O motor da linha Kopen Concept apresenta 3 cilindros e 660 cc, embora a Daihatsu não tenha confirmado, em caráter oficial, nada a respeito de potência ou de torque sobre os modelos. O estilo, presente em cada detalhe, está até na transmissão – CVT – que faz uso de borboletas, para trocar as marchas, na área do volante do modelo.

Daihatsu Kopen Concept

Vale ressaltar que a CVT – do inglês “Continuously variable transmission, ou “transmissão variável continuamente – é extremamente econômica e se diferencia de câmbios automáticos ou automatizados, justamente pelo fato de apresentar uma ausência de engrenagens em sua concepção e fabricação. O funcionamento da CVT se dá, portanto, através de um conjunto bastante complexo de polias, com uma união estabelecida através de uma correia de metal, que é altamente resistente. Outra diferença desse para outros câmbios, é o fato de dispensar troca de marcha. Podemos esperar, portanto, uma aceleração totalmente sem trancos e feita de maneira contínua, nesses modelos Kopen Concept, da Daihatsu. 

Mais uma vez o Salão de Tóquio se mostra um verdadeiro paraíso aos amantes de tecnologia, carros-conceito, beleza e requinte, em relação a lançamentos das marcas mais renomadas do mundo – com ênfase clara para as orientais de maior visibilidade no mercado – como a própria Toyota, além da Honda Mitsubishi e Nissan.