A Dodge preferiu não esperar até a abertura do Salão de Detroit para liberar mais informações sobre o seu mais novo esportivo que será lançado ainda este ano, o Dart GT. A montadora já avisou que durante o salão será feito o lançamento oficial do carro durante o evento, que abre para a imprensa na próxima segunda-feira, dia 14. A montadora, juntamente com algumas informações que ainda não eram de conhecimento público relacionado ao carro, também acabou divulgando algumas imagens do carro, que já haviam aparecido em alguns sites estrangeiros.

Dart GT

O carro será lançado primeiramente para o mercado norte-americano , sendo que a previsão é que as concessionárias comecem a receber o veículo a partir do segundo trimestre. A montadora aproveitou também para divulgar os preços do carro nos Estados Unidos: US$ 20.995 (R$ 42.850 aproximadamente de acordo com a cotação mais recente), sendo que neste preço não está incluso o frete e também alguns impostos. A montadora ainda não entrou em detalhes relacionados ao mês específico que o carro vai começar a ser vendido nos Estados Unidos e também não deu detalhes sobre como vai funcionar o esquema de exportação do veículo.

Mais esportivo

A grande aposta nesta nova versão do Dart GT é justamente a esportividade  que não estava tão presente nos outros modelos do carro. Para isso, a montadora investiu em algumas mudanças na motorização do carro e em alguns outros atributos para que realmente esse garante um melhor desempenho do veículo nas pistas, como se espera de todos os carros que ganham uma versão GT. O novo Dart estará equipado com um motor 2.4 litros Tigershark MultiAir2, que desenvolve 185,5 cavalos de potência e 24 kgfm de torque, combinado com a transmissão manual de seis velocidades ou a automática, também de seis. A suspensão esportiva do Dart GT conta com sensores para os solavancos do percurso.

Geralmente quando um carro ganha uma versão mais esportiva são necessárias mais do que mudanças no motor para tornar ele esportivo. Até porque o público que consome este tipo de carro acaba sendo bem mais exigente, e portanto além de um bom desempenho nas pistas o carro também deve apresentar um visual mais agressivo. E a montadora acabou fazendo algumas mudanças interessantes nesta versão GT do Dart que deram uma cara realmente mais esportiva par ao veículo.

Esta versão GT possui uma grade frontal esportiva, sendo que a cor que foi utilizada predominantemente foi o preto com um tom grafite metalizado, que realmente ficou muito bonito no modelo. As rodas são de alumínio com 18 polegadas. Além disso na parte de trás do carro ele conta com lanternas de LED e também o tradicional escapamento duplo neste tipo de carro.

Já na parte de dentro do carro também foram feitas algumas mudanças interessantes, sempre com o objetivo de tornar o carro um pouco mais esportivo. Além de todas as mudanças no design externo, o novo Dart GT apresenta bancos de couro perfurado preto com uma costura vermelha, que também deixou o carro muito bonito por dentro. Os assentos e também o volante possuem aquecimento de fábrica, o ar-condicionado que foi instalado no sistema é um automático dual zone, e o sistema de entretenimento é composto por uma tela de 8.4 polegadas, onde também chegam as imagens da câmera de ré.

Galeria

  • Dart GT - Foto 1
    Dart GT - Foto 1
  • Dart GT - Foto 2
    Dart GT - Foto 2
  • Dart GT - Foto 3
    Dart GT - Foto 3
  • Dart GT - Foto 4
    Dart GT - Foto 4
  • Dart GT - Foto 5
    Dart GT - Foto 5
  • Dart GT - Foto 6
    Dart GT - Foto 6
  • Dart GT - Foto 7
    Dart GT - Foto 7
  • Dart GT - Foto 8
    Dart GT - Foto 8

Mais informações sobre o veículo estarão disponíveis durante o Salão de Detroit.

Dart clássico

A versão esportiva do Dodge Dart que será lançada oficialmente durante o Salão de Detroit não é nem um pouco parecida com os modelos Dart que acabaram entrando para a história na década de 60 e 70 e que até mesmo chegou a ser fabricado no Brasil pela montadora. Atualmente a montadora segue uma linha que é chamada de Dart moderno para estes novos lançamentos, e acabou perdendo quase que por completo as características que foram construídas ao longo do tempo com este clássico.

Os clássicos carros que levaram o nome da linha Dart acabaram fazendo muito sucesso nos Estados Unidos durante a década de 60 e 70, sendo que no Brasil ele acabou sendo fabricado com mão de obra nacional a partir do ano de 1969. O Dart foi introduzido como um carro grande em 1960; em 1962 tornou-se um carro de tamanho médio e, finalmente, foi produzido em versão compacta entre 1963 e 1976. A Dodge utilizou o nome Dart nos anos 50, para um carro com chassi Ghia, numa exposição de carros.

No Brasil o modelo do carro que acabou ficando mais conhecido dos brasileiros, até porque foi o primeiro que acabou sendo produzido por aqui, foi a versão sedan de quatro portas. Neste mesmo ano acabou sendo eleito por uma importante revista automotiva na época como o carro do ano, o que aumentou ainda mais a popularidade do veículo.

O Dart que era encontrado aqui no Brasil tinha um motor de fabricação nacional V 8 318polegadas cubicas 5.212 cc3 a gasolina desenvolvia 198 cv a 4600 rpm e torque de 41,5 m.kgf a 2400 rpm, chegava a máxima de 180 km/h criando assim uma faixa de luxo entre o Ford Galaxie V8 292 e o Chevrolet Opala 6 cilindros em linha 3800.

Esta base clássica do Dart acabou servindo de plataforma para o lançamento de outros carros com motor V8, que mudavam de nome sempre de acordo com o acabamento e também com o estilo.