A Fiat é uma das grandes marcas em atuação dentro do mercado nacional, a qualidade impostas em seus veículos chamou a atenção não só dos brasileiros, mas também de vários países, principalmente do mercado Europeu, que é o local onde a marca concentra praticamente todos os seus serviços. Para conseguir manter a qualidade em seus modelos, a marca sempre investiu pesado em tecnologia de ponta e profissionais capacitados. Atualmente o Grupo Fiat é considerado um dos maiores em todo o mundo, contando com uma grande variedade de marcas, como no caso da Ferrari e Alfa Romeo.
Durante a sua atuação no mercado mundial, a marca conseguiu lançar alguns modelos que marcaram época, e entre esses modelos está o Fiat Uno, modelo já bastante conhecido entre os consumidores brasileiros e considerado um dos melhores veículos produzidos no país. O Fiat Uno foi considerado uma revolução quando foi lançada sua primeira versão dentro do mercado nacional, atualmente é bem aceito por contar com um ótimo custo benefício e também com uma ótima resistência, sendo com certeza um fator que chama muito a atenção dos consumidores brasileiros, principalmente aqueles que necessitam de um veículo econômico e com boa durabilidade.
Fiat Uno no Brasil
O projeto do Uno ficou pronto no ano de 1983, no Brasil o modelo chegou com a finalidade de suceder o Fiat 147, modelo que também fez muita fama entre os consumidores brasileiros, mas que na época já era considerado um modelo ultrapassado. Durante os seus primeiros anos de atuação, o modelo não foi muito bem aceito, mas rapidamente os consumidores brasileiros começaram a gostar do modelo, principalmente a partir dos anos 90, quando o governo começou a oferecer alguns incentivos fiscais as montadoras que trabalhavam no país. Esses benefícios foram repassados aos consumidores e com isso, o Fiat Uno começou a ter melhor custo benefício, o que aumentou drasticamente o número de vendas do modelo.
Já com alguns anos de atuação dentro do mercado nacional, a Fiat preparou o terreno para tirar o Uno de linha, porém nessa época foi lançado o Fiat Palio, novo veículo global da marca e com isso o Fiat Uno acabou ficando na linha de produção da marca. Com a chegada do Palio, a única coisa que mudou no Uno foi sua versão 1.6 litros que a partir do lançamento do novo modelo não foi mais vendida, visando dessa forma não atrapalhar o desenvolvimento das vendas do Palio. Mesmo com a chegada do novo modelo, o Fiat Uno ainda conseguiu manter-se firme em seu fluxo de vendas, mesmo com o peso dos anos nas costas.
Para o ano de 2004, o modelo recebeu uma modificação em seu desenho, nessa modificação muita consumidores reclamavam pela perca de sua identidade visual, pois o modelo era conhecido por ser bastante quadrado, já nessa nova versão seu desenho ficou com as laterais arredondadas. Esse período gerou muita polêmica por parte dos consumidores brasileiros, porém não afetou em nada o fluxo de vendas do modelo que ainda continuou sendo um dos modelos mais vendidos dentro do Brasil.
Algo interessante que aconteceu com a Fiat, foi a venda do Palio que quase nunca superaram as vendas do Uno, mesmo na atualidade o modelo ainda não conseguiu vencer essa briga interna, mostrando que a Fiat fez certo em manter o modelo em sua linha de produção. Durante os últimos anos o Uno também passou por algumas modificações, principalmente em seu exterior, onde o modelo já recebeu uma nova identidade visual e também recebeu uma versão aventureira, fazendo com que o modelo ainda continuasse vivo na briga pelo espaço dentro do mercado país.
Uma versão que chamou muito a atenção dos brasileiros e fez com que o modelo se tornasse ainda mais popular, foi a versão Novo Uno que foi apresentada durante o ano de 2010. Nessa versão, o modelo foi totalmente reformulado e contou com um novo desenho, mais arredondado e atualizado, sendo totalmente diferente do Fiat Uno que os consumidores estavam acostumados. O seu lançamento foi um grande sucesso, o modelo conseguiu ser líder de venda durante alguns meses, conseguindo desbancar um dos modelos mais populares no país que é o Volkswagen Gol, sendo ele o responsável por estar a vários anos liderando o mercado automobilístico nacional.
City Car - Substituto do Fiat Uno
Há alguns anos já havia rumores de que a Fiat estava trabalhando em um novo modelo para substituir o Fiat Uno. Esse modelo durante muitos anos foi apenas um rumor, mas atualmente está ganhando forma e seu nome já foi divulgado, trata-se do City Car ou Projeto 344, como é batizado internamente.
O modelo tem a dura responsabilidade de substituir um dos veículos mais populares entre os consumidores brasileiros, porém a marca está fazendo tudo sem pressa, até mesmo porque o estudo precisa ser bastante preciso, caso contrário, a marca pode perder muito em seu fluxo de venda, até mesmo porque o Fiat Uno é um dos principais modelos da marca a venda dentro do mercado nacional.
O novo modelo deverá ter uma plataforma bastante parecida com a plataforma do Uno, porém seu desenho será um pouco mais atual, contando com linhas mais arredondadas, além disso, o modelo deverá acompanhar outra identidade visual. Mas com seu lançamento algumas questões serão levantadas, por contar com outro desenho, será que o Novo Uno ainda conseguirá ter um bom fluxo de vendas dentro do mercado nacional, pois dependendo do caso pode acontecer que os dois modelos da mesma marca se tornem concorrentes, sendo algo que com certeza a marca está calculando.
Para que as novidades não afetem em seu preço, a empresa resolveu criar o modelo utilizando praticamente a plataforma atual, porém o motor será um pouco menor do que o oferecido atualmente. O motor em questão será de 0.8 litros e de 0.9 litros que deverá render até 75 cavalos de potência, lembrando que o motor de 0.9 litros já roda na Europa e muitos consumidores afirmam que não existe perca no desempenho, o que pode ser uma ótima notícia para os consumidores brasileiros.