A Fiat Doblò está ganhando uma nova geração na Europa, depois de 12 anos. De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, a linha 2023 do utilitário terá uma série de alterações importantes, incluindo a inédita versão 100% elétrica. Além disso, o carro também incorpora diversas mudanças no seu design.

Fiat Doblò ganha nova geração na Europa e vira carro elétrico

Partes da nova Doblò saíram diretamente de carros como o Citroën Berlingo e a Peugeot Partner. Basicamente a nova linha se utiliza da estratégia de badge engineering, sendo praticamente o mesmo carro mas com algumas mudanças pontuais. No caso da Doblò, as alterações podem ser percebidas nos logotipos da Fiat.

Aliás, o novo logotipo da Fiat é destaque na frente, mas não aparece na parte de trás do carro e nem no interior do mesmo (por dentro, a montadora optou por continuar utilizando o logotipo antigo com o fundo avermelhado.

O modelo será disponibilizado em versões cargo e passageiros, com amplo leque de configurações. São duas opções de tamanho para a carroceria (4,40 ou 4,75 metros de comprimento) e duas de entre-eixos (2,78 m ou 2,97 m), além de três versões de acabamento (Van, Crew Cab e Combi).

Fiat Doblò ganha nova geração na Europa e vira carro elétrico

Em relação ao conjunto mecânico, o destaque fica realmente com a versão elétrica e-Doblò, com um motor elétrico de 136 cv de potência, bateria de 50 kWh e variados modos de condução. Dados de fábrica indicam autonomia de 280 km, levando em conta os padrões do ciclo WLTP. 

As versões tradicionais do modelo serão oferecidas sem grandes mudanças no segmento de utilitários das empresas do grupo, com motor 1.2 turbo a gasolina de 110 cv e 1.5 turbodiesel de 100 cv ou 130 cv. O câmbio pode ser manual ou automático de 8 marchas. As vendas devem começar em breve no mercado europeu. Já no Brasil, o modelo deixou de ser vendido no ano passado e não deve retornar.