A montadora Fiat, uma das líderes mundiais do mercado automobilístico, vem atuando com cada vez mais força dentro do mercado chinês, por meio da joint-venture GAC-Fiat. Na última quinta-feira – 21 de novembro – o modelo Fiat Ottimo veio à público, no Salão de Cantão 2013 – que dura de 21 a 24 de novembro, na cidade chinesa também chamada de Guangzhou. Para o nome, a Fiat decidiu inovar, fugindo dos já conhecidos Bravo, Tipo e outros, trazendo à tona algo mais latino: Ottimo.

O Fiat Ottimo é um modelo cuja plataforma se deriva do conhecido sedã Viaggio, que foi um dos grandes destaques do evento automobilístico chinês Salão do Automóvel de Pequim, na edição 2012. O Viaggio – assim como o novíssimo Ottimo – derivam do Dodge Dart, dos Estados Unidos e do modelo C-Evo, da Alfa Romeo. Seguindo toda essa inspiração, a Fiat fez o aproveitamento do projeto para o lançamento do Ottimo. Contudo, ainda estará à venda apenas na Ásia.

Fiat Ottimo

Com isso, a Fiat perde espaço de competição para o Toyota Corolla e para o Honda Civic; sem grandes chances na categoria de sedãs médios – uma vez que o Fiat Bravo conta com vendagens modestas.

Há a previsão de que a divisão chinesa da Fiat comece a fabricar, em breve, uma terceira variante da linhagem de station-wagons.

Em relação ao Ottimo, em termos de impacto visual, o modelo já consegue ser bem mais atraente que seus congêneres da marca italiana. É mais agressivo, com grade frontal remodelada e para-choques com maior destaque, que conta com LEDs. Para o interior, o consumidor pode escolher entre bancos em tecido ou no sofisticado couro Nappa, em duas cores. Tanto a tela central quanto o volante são herdeiros diretos do Fiat Freemont – que já era em si uma adaptação da Chrysler.

Hatch Fiat OttimO

Com metas ousadas, a GAC-Fiat sonha em dobrar sua produção anual de unidades, na fábrica da cidade de Cantão, localizada na região sul chinesa. O preço previsto para o ótimo, convertido em reais, ficaria algo entre 37.500 e 47 mil. Para efeito de comparação, no Brasil o equivalente Bravo tem preço de entrada em R$ 54.300 – na configuração 1.8 e câmbio manual –, podendo chegar até a R$ 68 mil – em configuração T-Jet.

Segundo fontes, há uma forte especulação da chegada do modelo Fiat Ottimo ao Brasil, e que deve ser fabricado na unidade que está em construção na cidade de Goiana, no Estado de Pernambuco. Entretanto, ainda sem confirmação oficial, uma vez que ainda não há certeza a respeito de seu lançamento sequer na Europa.