A Fiat revelou nesta semana todos os detalhes do novo Grande Panda. O anúncio foi feito na Itália não à toa, já que o carro traz um design italiano adaptado para uma plataforma global. O lançamento deve conviver por algum tempo com o Panda atual, e a produção deve ficar concentrada na Sérvia.
De acordo com as informações que foram divulgadas sobre o desenvolvimento deste projeto, o caro utiliza a plataforma Smart Car já usada no Citroen C3. O design final do carro remete ao Panda original de 1980, mais quadrado do que a grande maioria dos lançamentos atuais.
Na parte da frente, destaque para os faróis quadrados com pixels na parte superior que são camuflados na textura da faixa preta que percorre a dianteira de ponta a ponta. Nas laterais, o modelo apresenta um estilo particularmente plano. E na parte traseira, destaque para os faróis fazendo referência aos anos 1980, com desenho pequeno e vertical.
Por dentro, o carro conta com painel de instrumentos, na parte superior, e o console, na parte inferior, com um desenho de painel inspirado na forma do circuito no teto do Lingotto, em Turim. Alguns elementos no interior do carro também acabam remetendo aos carros da década de 1980, como as saídas de ar poligonais.
Já em relação aos conjuntos mecânicos, o carro será oferecido em uma variante a combustão e outra totalmente elétrica. O modelo elétrico conta com uma bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de 44 kWh que alimenta um motor de 83 kW, equivalente a 113 cv. A autonomia divulgada, de acordo com o ciclo WLTP, é de 320 km.
Por enquanto a montadora ainda não divulgou os detalhes do conjunto mecânico do modelo a gasolina, mas tudo indica que ele tenha um motor 1.2 de três cilindros e 100 cv utilizado na Europa, presumivelmente oferecido tanto na variante a gasolina com caixa manual de seis marchas quanto na variante híbrida leve, combinada com uma transmissão automática.
Os preços ainda não foram confirmados, mas deve ficar na casa dos 20 mil euros na versão hibrida e 25 mil euros na versão elétrica.