O Salão de Genebra, na Suíça, é um dos maiores eventos do ano para a indústria automobilística, e por esse motivo todas as principais montadoras do mercado escolhem o evento suíço para lançar para o mundo as suas principais novidades.

São vários modelos que chamam a atenção pela inovação, design ou potência. E alguns até chamam a atenção por outros motivos, como a estranheza.

Pois o modelo apresentado pelo renomado estúdio de design do italiano Giorgetto Giugiaro foi capaz de chamar para si todas as atenções dos presentes no evento na Suíça por causa da reunião de praticamente todos os motivos citados anteriormente.

A perua Giugiaro Clipper foi apresentada ao público com a alcunha chamativa de ser a “perua do futuro”. E pelo que se viu no modelo, a alcunha é mais do que adequada para definir o veículo.

Giugiaro Clipper

O estúdio Giugiaro Giorgetto é famoso no mundo todo por causa de seus trabalhos, que já foram vistos em modelos de muitas montadoras importantes, como a alemã Volkswagen, que é a parceira nesse projeto audacioso de criar uma perua para a família com design diferenciado e com portas que mais lembram as asas de uma gaivota.

O resultado do projeto foi a perua Giugiaro Clipper, apresentada em Genebra. Uma perua com capacidade para transportar confortavelmente até seis adultos. Tudo graças ao seu grande espaço interno e também às quatro portas que abrem para cima.

Como a Clipper não possui uma coluna central entre as portas da frente e as portas traseiras, quando todas estão abertas, o espaço interno do veículo fica ainda mais evidente. E também fica muito evidente o motivo pelo qual a perua é tão ligada ao futuro.

2014 Giugiaro Clipper

Isso se dá por causa da ideia usada em seu projeto, que aponta para uma nova tendência que pode significar o renascimento para o segmento de peruas no mercado mundial e também a solução para o problema de espaço.

A Giugiaro Clipper apresenta três fileiras de bancos com dois assentos cada, para acomodar os seis adultos de modo confortável. E traz também iPads na parte de trás dos bancos dianteiros, além de um teto panorâmico e comandos que controlam o encosto de braço do motorista. Tudo para tornar a perua a mais confortável possível.

A motorização da Clipper é outro ponto diferenciado, já que o modelo é elétrico, movido por dois motores elétricos que desenvolvem uma potência de 149 cavalos cada, que são distribuídos de modo equânime. Esses motores possuem uma autonomia de até 540 km percorridos com somente uma carga em sua bateria. A velocidade máxima da perua conceito é de 204 km/h.