A General Motors pretende lançar no mercado um modelo de Cadillac que terá sistema autônomo considerado Nível 3. O Cadillac Escalade IQ será um utilitário de alto luxo e terá um conjunto de tecnologias que vai permitir que os motoristas conduzam seus veículos sem a necessidade de manter as mãos no volante o tempo todo e sem precisar ficar olhando para a estrada.

Cadillac Escalade IQ / Créditos: Divulgação Cadillac
Cadillac Escalade IQ / Créditos: Divulgação Cadillac

A confirmação do desenvolvimento desse projeto foi feita pela presidente Mary Barra durante o GM Forward, evento para a mídia realizado em Nova York na semana passada. Na ocasião, a empresa afirmou que está bastante focada no desenvolvimento de inteligência artificial e arquitetura eletrônica avançada.

No evento, a montadora explorou em detalhes como esse sistema vai funcionar na prática e como ele vai permitir esse nível de condução. O sistema será capaz de operar em rodovias mapeadas e monitoradas nos Estados Unidos, usando uma combinação redundante de câmeras, radares e sensores LiDAR, integrados por sensor fusion para criar uma leitura precisa do ambiente.

A promessa é que o conjunto de tecnologias que estará disponível nesse modelo seja considerado um avanço em comparação com o sistema Autopilot da Tesla, cuja versão mais avançada disponível atualmente é a Full Self-Driving (FSD), também conhecida como “Autopilot com FSD” — classificada como Nível 2 de automação, segundo a SAE (Society of Automotive Engineers).

Cadillac Escalade IQ / Créditos: Divulgação Cadillac
Cadillac Escalade IQ / Créditos: Divulgação Cadillac

Todo o sistema autônomo será centralizado em uma nova arquitetura eletrônica, que vai estrear justamente nesse modelo, o Escalade IQ. A montadora afirma que todos os sistemas do carro, incluindo trem de força, suspensão, freios e multimídia, estarão unificados em um computador central que terá um sistema de refrigeração líquida e que será conectado por rede Ethernet automotiva.

A GM também anunciou outras inovações no desenvolvimento dos seus produtos de uma forma geral. Nas fábricas, por exemplo, a montadora está fortalecendo a sua divisão de robótica autônoma, o Autonomous Robotics Center (ARC), com mais de 100 engenheiros e especialistas em IA que desenvolvem robôs móveis e colaborativos (“cobots”) capazes de trabalhar lado a lado com humanos.